REME de Corumbá participa do Programa Parceria pela Valorização da Educação (PVE) em 2022

Profissionais da rede municipal de ensino de Corumbá participarão da edição 2022 do Parceria pela Valorização da Educação (PVE). O programa oferece apoio para lidar com os desafios causados pelo distanciamento social na pandemia. Neste ano, além de orientar para a realização de aulas presenciais com segurança, há reforço nas orientações para evitar a evasão escolar.

O PVE é uma iniciativa do Instituto Votorantim e das empresas investidas e parceiras da Votorantim, como a Votorantim Cimentos. O objetivo é proporcionar oportunidades de desenvolvimento de competências em gestão para os participantes contribuírem com a melhoria da educação no município.

O público-alvo do programa são secretários de Educação e gestores de escolas. As atividades são promovidas em quatro ciclos ao longo do ano, por meio das frentes: Gestão Educacional e Gestão Escolar. O programa também engaja a comunidade em ações promovidas por meio da frente de Mobilização Social.

Em Corumbá, o PVE atende 25 profissionais, entre técnicos da Secretaria de Educação e gestores escolares, e aproximadamente 800 professores, beneficiando 15 mil alunos de 13 escolas. Segundo o secretário Municipal de Educação de Corumbá, Genilson Canavarro de Abreu, o programa fortalece a educação no município, por meio de consultorias e formações continuadas que ajudam os profissionais a melhorarem a didática em sala de aula. O secretário destaca também o envolvimento da comunidade nas ações de mobilização social.

Entre as iniciativas realizadas com o apoio do PVE que engajaram a comunidade, estão projetos de contação de histórias e de incentivo à leitura, como: “Tenda Literária no Arraial do Banho de São João”, “Ciranda Literária” no Distrito de Albuquerque, “Varal Literário”, e “Blitz Literária de Cordéis na Fronteira Brasil-Bolívia”, no qual os cordéis trazem uma mensagem de preservação do bioma pantaneiro. “Desde que o PVE chegou a Corumbá, o município tem sido muito ativo. O programa engaja os profissionais da educação e a população a somarem esforços para impulsionar o desenvolvimento regional, de forma sólida, com avanços que também irão beneficiar as futuras gerações”, afirmou Genilson de Abreu.

Educação em Movimento

Em 2022, a Votorantim Cimentos apoia a realização do PVE em 14 municípios de nove Estados: Camaçari (BA), Cachoeira (BA), São Felix (BA), Maragogipe (BA), Governador Mangabeira (BA), Trindade (PE), Primavera (PA), Corumbá (MS), Ladário (MS), Nobres (MT), Xambioá (TO), Almirante Tamandaré (PR), Vidal Ramos (SC) e Limeira (SP).

Para fornecer informações relevantes para serem utilizadas na retomada das aulas presenciais, o PVE levantou e organizou vários dados, pesquisas e publicações sobre perspectivas, cuidados, metodologias, tendências e outros temas para os profissionais de educação. Um dos principais conteúdos é o Guia de Volta às Aulas 2022, que pode ser acessado gratuitamente por meio deste link.

O programa também lançou o Educação em Movimento – Ninguém Fica para Trás, um manifesto que visa resgatar o aprendizado em um momento pandêmico. O PVE também disponibilizou informações sobre uma pesquisa referente à evasão escolar e um e-book com dicas sobre como mobilizar comunidades e famílias em prol da educação. A pesquisa e o e-book podem ser acessados por meio deste link. Para obter outras informações e materiais de apoio gratuitos, basta acessar o site: https://pve.institutovotorantim.org.br/ .

Sobre a Votorantim Cimentos

Fundada em 1933, a Votorantim Cimentos é, hoje, uma empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis com mais de 12 mil empregados. O portfólio de materiais de construção vai além de cimentos e inclui concretos, argamassas e agregados. A companhia também atua nas áreas de insumos agrícolas, gestão de resíduos e coprocessamento. As unidades da Votorantim Cimentos estão estrategicamente próximas aos mais importantes mercados consumidores em crescimento e presente em dez países, além do Brasil: Argentina, Bolívia, Canadá, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Marrocos, Tunísia, Turquia e Uruguai. Mais informações em www.votorantimcimentos.com.br. As informações são da Assessoria de Imprensa da Votorantim Cimentos.

**Foto: Blitz Literária de Cordéis – Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC

 

Skip to content