Assistência Social e Cidadania inicia Semana Municipal de Combate ao Feminicidio

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, iniciou nesta quarta-feira, 1º de junho, as ações da Semana Municipal de Combate ao Feminicidio, instituída pela Lei Municipal 2.706, sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes em novembro de 2019.

Durante todo o mês, várias atividades serão realizadas em diferentes regiões da cidade para conscientizar a população sobre o tema. Nesta quarta-feira, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, e a gerente de Políticas Públicas para as Mulheres, Tatiana Pécora, falaram sobre a Semana Municipal nas rádios da cidade.

“Na verdade, nós trabalhamos esse tema durante o ano todo. Esse é um trabalho continuado e integrado que não para nunca. Mas durante essa semana em especial e, durante todo o mês de junho, vamos intensifica nossas presenças nos bairros e também nas escolas com o apoio de parceiros”, explicou Amanda.

“Nosso principal objetivo é a prevenção. É conscientizar sobre a violência contra a mulher e também reforçar que os casos devem sim ser denunciados à Polícia Militar via 190 ou no 180. Nós não queremos separar nenhuma família. O que queremos é romper o ciclo de violência”, completou a secretária municipal.

De acordo com a gerente de Políticas para as Mulheres de Corumbá, o último feminicidio registrado na cidade foi em 2017. “Em 2018 o prefeito Marcelo Iunes instituiu a Patrulha Maria da Penha, que hoje possuiu 10 guardas municipais treinados e capacitados para atender mulheres que possuem medidas protetivas contra os companheiros. E isso faz toda a diferença”, detalhou Tatiana.

Além da Patrulha Maria da Penha, o Município possuiu o CRAM (Centro de Referência no Atendimento a Mulher) que é referência para todo o Mato Grosso do Sul. No local, as vítimas recebem todo atendimento jurídico, social e psicológico necessário.

“É uma atuação conjunta entre a Patrulha Maria da Penha e o CRAM. São entidades que integram uma grande rede de atendimento que reúne entidades governamentais e não governamentais que realizam um importante trabalho integrado”, completou Amanda Iunes.

Durante a Semana Municipal de Combate ao Feminicidio, a Prefeitura tem a parceria do Instituto Novo Olhar e do Projeto Crianças e Adolescentes Felizes (PCAF). Os jovens e professores do PCAF compuseram a música que chama a atenção para o tema proposto. Já os adolescentes do Novo Olhar foram capacitados para debater sobre o feminicidio com estudantes do Município.

Ações

Nesta quinta-feira, 2 de junho, será realizada uma blitz no bairro Cervejaria e palestras no Marisco, em Ladário, e Escola Municipal Angela Maria Perez. Na sexta-feira a panfletagem será no comércio, bares, conveniências, restaurantes e salões de beleza da área Central; Ma próxima segunda-feira, dia 6, a bllitz educativa será no bairro Nova Corumbá. Na terça-feira o distrito de Albuquerque recebe a Campanha contra o Feminicidio.

Na quarta, a blitz será no Conjunto Flamboyan e na quinta na Escola Municipal Fernando de Barros. Na sexta-feira, fechando a Semana Municipal, um encontro com Mulheres do Pantanal será realizado no PCAF, em parceria com a UFGD.

 

Skip to content