NOTA DE ESCLARECIMENTO

A respeito do frasco de vacina furtado no último dia 09 de março pelo cidadão denominado Augusto do Amaral, conhecido como Buxexa, no Centro de Saúde da Ladeira, a Secretaria de Saúde de Corumbá esclarece que todas as medidas cabíveis foram adotadas e o órgão policial competente foi acionado.

De acordo com o boletim de ocorrência 2504/2022, o acusado chegou à unidade de saúde para receber as vacinas contra a Covid-19 e Influenza. Após triagem, ele foi encaminhado para sala da vacina, onde pediu para conferir a data do imunizante contra o novo coronavírus. Ele alegou que o medicamento estava vencido e retirou o frasco e a seringa das mãos da vacinadora.

Mesmo sendo orientado pelos servidores da unidade de saúde que o Ministério da Saúde, por meio do Ofício Circular 48/2022/SECOVID/GAB/SECOVID/MS, aprovou a ampliação do prazo de validade dos lotes da vacina contra a Covid-19 fabricados pela Fiocruz, ele incitou as outras pessoas a não receberem a medicamento e evadiu-se do local com o frasco, que continha ainda mais 4 doses.

Ofício Circular 48/2022/SECOVID/GAB/SECOVID/MS

No dia 11 de abril de 2022, o diretor do Programa da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Danilo de Souza Vasconcelos, assinou o Ofício Circular 48/2022/SECOVID/GAB/SECOVID/MS, que ampliou o prazo de validade dos lotes já fabricados e distribuídos da vacina da Fiocruz de 6 para 9 meses.

A medida foi aprovada por unanimidade pela Anvisa. A decisão considerou pareceres pelas áreas de registro e inspeção sanitária da Agência e a avaliação dos técnicos de que as ações indicadas pelo fabricante permitem a rastreabilidade e identificação dos lotes já distribuídos, mesmo àqueles frascos que contenham em seu rótulo o prazo de validade de 6 meses.

Skip to content