Padroeiro dos Pescadores, São Pedro é celebrado com missas, quermesse e procissão fluvial

A comunidade católica celebra nesta quarta-feira, 29, o Dia de São Pedro, considerado Padroeiro dos Pescadores. Em Corumbá, a festa acontece na igreja localizada no bairro Cervejaria. A primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, representou o prefeito Marcelo Iunes na Missa dos Devotos, realizada nesta manhã.

“É muito gratificante estar aqui na casa de São Pedro, com a comunidade. Sabemos que aqui em Corumbá temos muitas pessoas que vivem da pesca. Então, ter hoje uma celebração voltada a essa atividade, ter essa quermesse aqui em prol dessa comunidade, é muito gratificante”, comentou Amanda.

O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, também destacou a importância de celebrar São Pedro. “É sempre uma emoção porque está dentro do calendário municipal. Então esse retorno é emocionante, lembrando sempre também da saudosa dona Ivone, de toda a comunidade aqui da Cervejaria”, afirmou.

“Nós, enquanto gestores, temos compromisso de fomentar essa festa cada vez mais. Então feliz pelo retorno após a pandemia de Covid-19 e feliz pela comunidade. E viva São Pedro!”, finalizou Joilson.

As celebrações acontecem até o início da noite desta quarta-feira. A tradicional quermesse –  com a venda de peixe frito, arroz e vinagrete – começa às 10 horas. Às 15 horas haverá uma Procissão Fluvial pelo Rio Paraguai. Às 18 horas, uma Missa Solene será coordenada pelo Bispo Dom João Bergamasco.

Fotos: Gisele Ribeiro

Skip to content