Reativação da Malha Oeste fortalece implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico, diz prefeito

O prefeito Marcelo Iunes avalia como positiva a reativação de quase 2 mil quilômetros do trecho ferroviário da Malha Oeste entre Corumbá e Mairinque (SP). Iunes classifica o processo como extremamente importante para a efetiva implantação do Corredor Ferroviário Bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina. Iunes destacou que, a operação do Corredor Ferroviário Bioceânico colocará Corumbá como centro logístico do continente, uma vez que a Malha Oeste é vital para escoamento da produção usando conexão com os oceanos Atlântico e Pacífico.

“Esse é um trabalho que estamos realizando desde 2018. Temos ido seguidamente a Brasília tratar dessa questão, juntamente com o governador Reinaldo Azambuja, que é um grande parceiro nosso, com o secretário Jaime Verruck (de Estado Desenvolvimento Econômico e Produção). Era uma grande preocupação minha. Fico muito feliz em ver que está saindo do papel. Se Deus quiser, o mais rápido possível estaremos com a ferrovia em funcionamento para impulsionar nossa economia”, disse o chefe do Executivo Municipal.

Marcelo Iunes ressaltou que a Prefeitura trabalha a questão da multimodalidade para a movimentação de cargas. O prefeito ressaltou que o Município integra o grupo de trabalho que busca a viabilidade do acesso ferroviário ao corredor bioceânico ligando Corumbá até Antofagasta, no Chile, através da Bolívia e Argentina. O modal ferroviário pode levar não só o minério de ferro até o Porto de Antofagasta, mas também os grãos produzidos em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso do Sul. E, no sentido inverso, a rota também pode ser vantajosa para os produtos vindos da China e de outros produtos asiáticos. Além da importação de produtos de origens chilena, argentina e boliviana.

“A partir do momento da implantação da Rota Bioceânica, ligando o Mato Grosso do Sul aos portos do Pacífico, vamos ter uma mudança de posicionamento geopolítico do estado. Mato Grosso do Sul passa a ser, dentro do centro da América do Sul, um potencial hub logístico para as exportações para os países asiáticos”, afirmou. “A rota significa desenvolvimento, perspectiva estratégica e um novo Mato Grosso do Sul”, frisou o chefe do Executivo corumbaense.

O prefeito lembrou que entre os dias 19 e 24 de maio, o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, Cássio Augusto da Costa Marques, comandou, por sua determinação, uma missão técnica que apresentou as potencialidades de Corumbá para empresários e agentes políticos da Bolívia e da Argentina. A missão técnica também teve representantes da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá e do Sebrae/MS com apoio da Fiems. De acordo com o anunciado pelo Governo do Estado, o processo licitatório para a concessão da ferrovia, por 40 anos, pode ser realizado no segundo semestre deste ano.

Skip to content