Prestes a concluir o primeiro semestre escolar, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) de Corumbá intensifica as ações para implantação da estratégia pedagógica Recomposição da Aprendizagem. Uma reunião nesta segunda-feira, 13 de junho, alinhou a aplicação de ações que se baseiam em experiências já realizadas em outros países e estados brasileiros como São Paulo e Rio de Janeiro.
Este ano, as aulas presenciais retornaram à Rede Municipal de Educação, após um longo período de aulas on-line e híbridas, como forma de combate à pandemia de coronavírus. Esse hiato da presença diária na sala de aula trouxe reflexos para aprendizagem, cenário repetido em todo o mundo. Entre os desafios surgidos estão: estudantes com dificuldades na internalização de habilidades leitoras e matemáticas, alunos com o emocional afetado por diversos fatores e diferentes motivos que dificultam a permanência estudantil nas unidades escolares.
“Para enfrentar tais realidades agravadas pela pandemia, a Semed acredita no processo de Recomposição da Aprendizagem, o qual visa uma reorganização de tempo e espaço nos ambientes escolares para que a aprendizagem aconteça, uma vez que isso não foi possível de acontecer de forma adequada. Vale ressaltar que o processo de recomposição da aprendizagem não é uma recuperação, uma vez que esta ocorre quando a educação ocorreu, porém houve defasagem no processo”, explica Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum, secretária adjunta de Educação de Corumbá.
Etapas
Os estudos sobre a Recomposição da Aprendizagem, no município de Corumbá, iniciaram-se com um curso de formação no qual participaram a secretária adjunta, Maria do Carmo, e a gerente de Gestão de Políticas Educacionais, Maria Aparecida Moura. Após a apresentação da proposta à equipe da Semed, foi a vez dos coordenadores das escolas municipais, no mês de maio, e, agora, em junho, a estratégia foi apresentada aos professore no último dia 04.
Em Corumbá, para identificar o nível de aprendizagem de todos os alunos da Reme, parte da equipe pedagógica da Semed, elaborou atividades a serem aplicadas pelas unidades escolares entre os dias 20 e 24 deste mês. Com os resultados obtidos, por meio de um preenchimento de dados em planilha, as escolas irão enviar os arquivos para Semed, que analisará os dados coletados.
Com base nesses dados, serão elaborados materiais utilizando sequências didáticas para atingir os seguintes objetivos: promover a recomposição da aprendizagem a partir do trabalho participativo e dialógico no ambiente escolar na Reme/ Corumbá-MS e; melhorar os indicadores de proficiência em língua portuguesa e matemática. Além disso, a Semed se prepara para a formação com todos os professores municipais após as férias de julho.
“A Semed, mais uma vez, demonstra compromisso com o direito à educação aos estudantes corumbaenses. Recompor as aprendizagens é um processo necessário e validado em experiências satisfatórias”, avaliou o secretário de Educação, Genilson Canavarro de Abreu.