Seminário com especialistas nacionais discute agregar valor no turismo responsável no Pantanal

O Seminário de Turismo Responsável, voltado para empresários de Corumbá, Ladário e região, vai ser realizado em 28 de junho, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (Rua Delamare, 1088), das 14h às 17h. O evento é promovido pelo Sebrae/MS, no âmbito do Pró Pantanal, e a Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), e voltado para empresários. O tema central vai ser estratégias para agregar valor e como monetizar o turismo responsável de base comunitária.

Ainda apoiam a iniciativa de inovação desse mercado no Pantanal a Prefeitura de Corumbá, a Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, o programa Trilhar MS e a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Irão participar do seminário Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS; Gustavo Pinto, presidente do Instituto Vivejar; Marianne Costa, consultora do Sebrae/MS; e Kelven Lopes, especialista nacional em turismo de pesca, com ações desenvolvidas no Amazonas, Roraima, Mato Grosso, entre outros locais. O Instituto Vivejar tem experiência em desenvolver o turismo de base comunitária no Rio Grande do Norte, em Mato Grosso e em São Paulo.

Empresários da região que atuam no trade turístico, em agências, atrativos, hotéis, pousadas, lojas de pesca; além de donos de bares, de restaurantes tanto em Corumbá, como em Ladário e região podem participar gratuitamente. As inscrições para confirmar vaga no seminário são feitas por meio do link https://bit.ly/TurismoResponsavelSebraeFundtur.

Isabella Carvalho Fernandes, coordenadora estadual do Pró Pantanal, reforça que o mercado do turismo está demandando ações afirmativas com relação a questões sociais e ambientais. “Uma experiência turística completa foca no atendimento das necessidades da comunidade anfitriã e o turista já é conscientizado sobre essa necessidade. Sendo assim, pensar em turismo responsável é pensar em competitividade e em negócios. Nossos empresários já têm iniciativas, mas sempre é possível aprimorar a entrega. O mercado está em constante evolução”, analisa.

Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur MS, destaca que a ação é um passo importante para desenvolver o turismo responsável no Pantanal Sul. “Vai ser um momento importante com os empresários, quando teremos a oportunidade de falar um pouco sobre o que é o turismo responsável, que tipo de ação tem que ser tomada para influenciar e contribuir ainda mais com o desenvolvimento local. Estou com boas expectativas que isso auxilie Corumbá a desenvolver um turismo ainda mais inclusivo e responsável”, explica.

Marianne Costa, consultora do Sebrae/MS para a ação de turismo de base comunitária, ressalta que há diferentes oportunidades que podem ser implantadas. “A ideia é mostrar as oportunidades de mercado no trabalho conjunto entre empresas e comunidades, reposicionar o destino. O turismo responsável é aquele que torna o lugar melhor para se viver e se visitar, nessa ordem. É uma oportunidade de discutir inovação e, consequentemente, melhorias das experiências do turista, e melhorias para a própria população.”

As oportunidades de negócio envolvem trabalho entre empresários locais e as comunidades do Paraguai Mirim (distante 2h de barco sentido Norte) e da APA Baía Negra (em Ladário). No Paraguai Mirim, a comunidade é formada por cerca de 38 famílias e é tradicional no trecho de viagem de barcos-hotéis e cruzeiros de ecoturismo. A APA está a 10 km da cidade de Ladário, pela rodovia MS-480. O seminário integra também uma das atividades previstas no Projeto Pontes para o Turismo de Base Comunitária no Mato Grosso do Sul.

Pró Pantanal

O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal.

O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui. (https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ufs/ms/programas/programa-pro-pantanal,0b7e4403b9570810VgnVCM100000d701210aRCRD#como-funciona). As informações são do Sebrae MS.

**Foto: Área da Baía do Cervo, na região do Paraguai Mirim. Foto: Bolivar Porto/FundturMS

Skip to content