Parceria da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, com o Senar e Sindicato Rural de Corumbá, proporciona o acesso à alfabetização e letramento de adultos do meio rural. O ‘Programa Despertando’ teve inicio nesta segunda-feira, 11 de julho, nos polos Taquaral e Nhuporã. Em agosto chega à região do Paiaguás, na Fazenda Santa Monica.
“Começamos com dois polos ontem, um no Taquaral atendendo toda aquela região de assentamento e outra na Nhuporã, no Urucum, atendendo o pessoal do e as fazendas vizinhas. Em agosto vamos iniciar na região do Paiaguás, na fazenda Santa Mônica”, informou Luciano Leite, secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável.
“Voltado para a alfabetização de funcionários do campo, pessoas adultas, o programa terá duração de seis meses. Cada turma tem em torno de dez alunos, para que o professor, que é do Senar, possa atender adequadamente estes alunos a fim de alfabetizá-los”, explicou Luciano. A carga horária total é de 243 horas, send0 186 horas de aulas de Português e 57 horas de aulas de Matemática.
A iniciativa segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes para incentivar não apenas o desenvolvimento à produção dos agricultores familiares dos assentamentos de Corumbá, mas também o desenvolvimento sociocultural e melhoria da qualidade de vida destas famílias.
O ‘Programa Despertando’ leva alfabetização e letramento para a população rural adulta, por meio de metodologia híbrida. O processo de alfabetização traz mudança de vida pessoal, oferecendo oportunidade de informações. A alfabetização também propicia acesso a outras formas de capacitação, aumentando também o conhecimento para níveis mais elevados além de possibilitar uma evolução profissional que assegure conforto financeiro para família e realização pessoal.