Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Programa Social Povo das Águas foi um dos destaques da “17ª Mostra Brasil, Aqui tem SUS!”, um dos eventos da maior conferência de saúde pública da América Latina: o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que neste ano acontece em Campo Grande.
Ampliado na gestão do prefeito Marcelo Iunes, o Povo das Águas agora atende os ribeirinhos que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal sul-mato-grossense ao longo de todo ano. Cada uma das três regiões (Baixo, Médio e Alto Pantanal) recebem quatro visitas da equipe multisetorial da Prefeitura, cada uma.
Na “Mostra Brasil, Aqui tem SUS!”, Corumbá apresentou o trabalho com o tema: “Povo das Águas: a busca da equidade em saúde nas águas do Pantanal Sul-Mato-Grossense”, de autoria da enfermeira Adriana Romão de Oliveira, com co-autoria da dentista Rosemarie Dias Fernandes.
“Para nós é uma grata satisfação ter sido escolhido para apresentar para o Brasil o trabalho que o município faz com as comunidades ribeirinhas. Fomos um dos cinco escolhidos entre 79 trabalhos para representar nosso Estado”, afirmou a secretária municipal de Saúde de Corumbá, Beatriz Assad, presente no Congresso Nacional.
Congresso Nacional
O XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado em Campo Grande, acontece até o dia de 15 de julho. São mais de 5 mil inscritos, entre gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados do país.
A programação conta com grandes mesas sobre temas importantes para a gestão municipal do SUS: Fortalecimento da Atenção Básica, o SUS e a pandemia da Covid-19, Financiamento e Gestão, além de atividades paralelas sobre Regionalização, Assistência Farmacêutica, Saúde Mental, Judicialização e Emendas Parlamentares.
A 17ª edição da Mostra “Brasil, aqui tem SUS” acontece na Faculdade Uniderp. A Mostra contou com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas de Secretarias Municipais de Saúde, com o objetivo de mostrar o SUS que dá certo e proporcionar um espaço de troca de experiência entre os profissionais.
O evento conta ainda com a tradicional “Feira SUS” com estandes dos COSEMS, de instituições e empresas, públicas e privadas, que irão expor e divulgar suas experiências, produtos, serviços e tecnologias ligados à saúde pública. Neste ano estão previstos 67 estandes. O evento é uma realização do Conasems, com apoio do COSEMS MS e do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.