Caravana do Esporte e Caravana das Artes chegam a Corumbá no dia 30 de agosto

Com participação voluntária da medalhista olímpica do vôlei, Erika Coimbra, e da cantora paraense Lia Sophia, cerca de 2 mil alunos da rede municipal de ensino de Corumbá e crianças atendidas pela APAE local vão participar de três dias de brincadeiras, jogos e atividades artísticas na Caravana do Esporte e na Caravana das Artes, de 30 de agosto a 01 de setembro, na Arena erguida pelos projetos no complexo esportivo Centro Múltiplo.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes chegam a Corumbá com patrocínio da VALE e do Instituto Cultural Vale e apoio da Prefeitura municipal. Realizadas pelo Instituto Esporte & Educação, dirigido pela medalhista olímpica Ana Moser, e pelo Instituto Mpumalanga, dirigido pela jornalista Adriana Saldanha, as CARAVANAS têm apoio do UNICEF e levam gratuitamente a municípios do interior do Brasil ações educacionais voltadas para estudantes e profissionais das áreas da Educação, do Esporte , da Cultural e da Assistência.

A Caravana do Esporte e a Caravana das Artes contam com profissionais especializados em esporte e em arte educacionais e em educação e inclusão. Promovem formação de professores de redes públicas e atendimento direto de crianças. Enquanto as crianças brincam, gestores e professores da rede pública participam dos cursos de formação Pedagogia do Esporte Educacional e Metodologia Viva com Arte, desenvolvidos pelos Institutos para qualificar a prática esportiva nas escolas e o acesso a diferentes linguagens artísticas.

Artistas e atletas convidados visitam as ações das Caravanas para mobilizar gestores e comunidades em prol da arte e do esporte na educação.

Adriana Saldanha, diretora geral dos projetos, explica que “as Caravanas reforçam os laços de cooperação voltados para uma educação inclusiva com arte e esporte para todas as crianças e jovens, pois as metodologias desenvolvidas pelos projetos permitem a experimentação, o convívio com as diferenças e um olhar educacional para a ética e o cuidado com o outro”.

Os projetos têm patrocínios do Instituto Cultural Vale, Otis, Usiminas, Aché, Rede e Eternit, para a Caravana das Artes, e patrocínios da VALE, Mastercard e Unilever, para a Caravana do Esporte. As ações são registradas em documentários exibidos pelo Canal Sol Brasil – plataforma de streaming SOUL TV e pelo YouTube do Instituto Mpumalanga.

Caravana do Esporte e Caravana das Artes

30/08 a 01/09/2022 | Horário: das 08h às 17h

Arena Caravana > erguida no complexo esportivo Centro Múltiplo – Avenida Porto Carrero, s/n – Corumbá-MS

30/08 – 08h30 – Abertura oficial da etapa Corumbá – Tenda das Caravanas

30/08 a 01/09 – Formação de Professores- 08h às 11h e das 14h às 17h.

Local: E.E. Dr. João Leite de Barros – Rua Cabral, 761 – Centro

Cursos:

–Pedagogia do Esporte Educacional –

–Metodologia Viva com Arte

31/08 – Crianças neuroatípicas e inclusão escolar- Diálogos Caravana com professores e gestores.

Horários: Manhã- 08h às 09h30 e Tarde -14h às 15h30.

Local- Tenda das Caravanas | Palestras com:

Adriana Saldanha – diretora do Instituto Mpumalanga

Priscila Ilha Rocha – Neuropsicopedagoga, especialista em transtornos do desenvolvimento

Camila Ribeiro – Pedagoga, especialista em educação inclusiva

Lia Sophia – Psicóloga, musicista e ativista

Erika Coimbra – Medalhista olímpica, ex-atleta da Seleção Brasileira de Vôlei.

Apresentação musical com o personagem Ice Dog.

01/09 – 16h30 – Cerimônia de encerramento da etapa Corumbá. Local- Tenda das Caravanas.

**Fotos: Divulgação

Skip to content