Curso de Libras qualifica 40 servidores da saúde em Corumbá

Nesta quinta,18 , a Prefeitura de Corumbá certificou 40 alunos do curso de libras – nível básico. A capacitação foi destinada aos profissionais da saúde, e teve duração de cinco meses, de março a julho de 2022.

“Inicialmente o curso era para recepcionistas, mas devido à procura ampliamos as vagas, e participaram agentes de saúde, técnicos e enfermeiros. A demanda foi tanta que está aberta uma segunda turma, e estamos estudando a possibilidade de abrir em breve um curso de nível médio em libras”, disse a secretária de Saúde, Beatriz Assad.

A proposta do curso específico para a Saúde apresenta especificidades que trouxeram sinalizações diferentes dos cursos anteriormente realizados, a comunicação assertiva na área da saúde, inclui dores, regiões, equipamentos, e demais palavras essenciais para o atendimento, que se torna prejudicado quando os surdos não conseguem compreender as orientações necessárias.

O curso foi ministrado pela pedagoga especialista em Libras, professora Lilia Giovana da Silva Cabrera. Nasceu da discussão entre a Escola de Governo (EGOV) e o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), fortalecendo a intersetorialidade entre os setores da administração pública, em prol da qualificação dos servidores, que como resultado temos um atendimento humanizado e resolutivo para a população.

**Foto: Gisele Ribeiro/PMC

Skip to content