Segundo maior rebanho do Brasil, Corumbá adere ao programa “+ Pecuária Brasil” com foco no agrofamiliar

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, aderiu ao programa “+ Pecuária Brasil”, da Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais (CONAFER).

Com foco na qualificação e incentivo da agriculta familiar, a iniciativa tem por objetivo levar melhoramento genético para a bovinocultura dos pequenos e médios produtores, tanto de leite quanto de corte do município.

Seguindo a orientação do prefeito Marcelo Iunes, a Secretaria de Desenvolvimento vai, por meio de acordo de cooperação técnica, fazer a execução desse programa no município e beneficiar os agricultores familiares da região.

+ Pecuária

A CONAFER está levando a todo o país a biotecnologia reprodutiva do +Pecuária Brasil, o programa criado para revolucionar a produção agropecuária familiar brasileira.

Com o +Pecuária Brasil, os pequenos produtores podem multiplicar os rebanhos, de corte e leite, com sêmens de touros provados da Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação artificial e parceira da CONAFER.

O desenvolvimento de rebanhos de alta qualidade por todo o país está transformando a pecuária agrofamiliar pelo Brasil, aumentando a renda de milhares de produtores, as condições socioeconômicas de centenas de municípios e o valor da cadeia produtiva nas suas regiões.

Uma equipe técnica e muito experiente da CONAFER, utilizando rigorosos protocolos internacionais, efetiva o +Pecuária Brasil diretamente nas propriedades seguindo um calendário de visitas, inseminações e acompanhamento da gestação até a prenhez do animal.

2º maior rebanho do País

Fotos: Renê Marcio Carneiro
Fotos: Renê Marcio Carneiro

De acordo com a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM), divulgada pelo IBGE na última sexta-feira, 23, Corumbá tem o segundo maior rebanho bovino do Brasil, com 1,8 milhões de cabeça. Nacionalmente, o rebanho bovino cresceu pelo terceiro ano consecutivo em 2021 e alcançou o número recorde da série histórica.

O crescimento de 3,1% na comparação com 2020 fez o número de cabeças chegar a 224,6 milhões, ultrapassando o recorde anterior, de 2016 (218,2 milhões). Mato Grosso, como em 2020, foi líder no ranking estadual, com 32,4 milhões de cabeças, ou 14,4% do efetivo nacional. A seguir vinha Goiás (10,8%). No ranking municipal, a liderança segue com São Félix do Xingu (PA), como em 2020, alcançando 2,5 milhões de cabeças.

Skip to content