Campanha de Corumbá para vacinação contra raiva animal é destaque em seminário internacional

O trabalho de vacinação contra a raiva animal promovido pela Prefeitura de Corumbá foi destaque em videoconferência mundial da OPAS/Panaftosa. O seminário online abordou a ação binacional para vacinar cães e gatos na região de fronteira entre Brasil e Bolívia. A campanha, realizada em setembro, imunizou mais de 40 mil animais em Corumbá e Ladário (cidades brasileiras) e nos municípios bolivianos de Puerto Quijarro, Puerto Suárez e El Camern Rivero Tórrez.

A responsável pela Vigilância em Saúde Ambiental (VISAMB), que abrange CCZ, CCV e VIAMB, médica veterinária Walkíria Arruda da Silva, foi a responsável por detalhar as ações realizadas pela Prefeitura de Corumbá para garantir o controle da raiva animal. Ronal Fabio Vargas Parada, coordenador de endemias da província de Germán Busch, falou do trabalho na Bolívia.

“O trabalho que desenvolvemos está relacionado em evitar os casos de raiva, tanto humana quanto animal, pensando nas cidades de Corumbá e Ladário, no Brasil, e Puerto Quijarro, Puerto Suárez, na Bolívia”, disse Walkíria. “É um trabalho único que realizamos, não tem como fazer um trabalho separado. Por isso, essa vacinação acontece no mesmo período, que é para fazer uma barreira epidemiológica contra a raiva nestas cidades de fronteira”, explicou a responsável pela Vigilância em Saúde Ambiental em Corumbá.

A ação binacional, esclareceu Walkíria Arruda, é importante porque evita o avanço dos casos da doença na região onde há grande fluxo pessoas transitando na fronteira entre os dois países. A campanha binacional, realizada este ano, vacinou 32.840 cães e 8.582 gatos nos dois lados da fronteira.

Ronal Parada, coordenador de endemias da província de Germán Busch, destacou que um convênio firmado em 2007 pelos governos brasileiro e boliviano permite a ação binacional de combate à raiva.

**Foto: Clóvis Neto/PMC

Confira abaixo trecho da vídeoconferência.

Skip to content