Encontro evidenciou experiências que unem tecnologia e educação na Reme

Colocando em evidência experiências de sucesso que aliam educação e tecnologia, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nesta quinta-feira, 20 de outubro, a quinta edição do evento ETEC – Encontro de Tecnologias Educacionais, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá.

Com a participação de representantes de 21 unidades educacionais, tanto da zona urbana como da zona rural, o evento evidenciou projetos desenvolvidos nas escolas municipais, com a articulação dos professores de apoio ao uso de tecnologias e informação e comunicação (Proatics).

“São esses professores de apoio que estão em cada unidade escolar acompanhando, orientando os professores de todas as disciplinas e de todas as modalidades de ensino”, explicou Julieta Maria Gouveia Gonzalez, Supervisora do Núcleo de Tecnologia Educacional.

Segundo ela, a pandemia, indicou a tecnologia como ferramenta de grande valia para o setor educacional. “Hoje, a gente percebe os nossos alunos, cada vez mais, motivados, interessados com as tecnologias porque elas contribuem enormemente para desenvolver o raciocínio lógico e a criatividade”, avaliou ao destacar que essa realidade abrange toda comunidade escolar.

“A gente percebe também um interesse bem maior dos outros segmentos da unidade escolar, principalmente, da coordenação pedagógica e dos professores. Hoje, não pode ser mais ter aquele pensamento de que não quero saber da das tecnologias. Temos que pensar assim: ‘Preciso sim, eu não sei, preciso buscar e aprender’”, afirmou Julieta.

Em junho deste ano, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, entregou 600 computadores para todas as unidades que integram a Reme tanto na área urbana como rural e regiões de difícil acesso, incluindo as chamadas “escolas das águas”. Com esse investimento, que gira em torno de 2,8 milhões, a supervisora Julieta aponta uma tarefa maior para o ano que vem.

“Estamos trabalhando, cada vez mais intensamente, com as formações continuadas ao mostrar a importância dos usos tecnológicos, não esquecendo que tivemos um investimento maravilhoso e único na história da Reme. A aquisição de equipamentos (computadores) colocou-nos uma responsabilidade muito maior para os trabalhos que serão realizados, principalmente, no ano de 2023, porque todas as nossas escolas, inclusive o NTEC (Núcleo de Tecnologia), foram munidas, em cima do ideal, melhorando em cem por cento os nossos Espaços de Tecnologia da Informação e Comunicação (Etics) que existem em cada unidade escolar”, disse.

Para a próxima edição do evento, a supervisora Julieta já avalia a necessidade de um crescimento seguindo a tendência do uso dessas tecnologias. “A pretensão é transformar o que temos hoje em uma Feira ou em uma Mostra, ocupando não só uma tarde, mas um dia inteiro para que os alunos tenham um tempo maior de interagir com todos os participantes que visitem esses trabalhos que são realizados em nossas unidades escolares”, revelou.

Skip to content