Obras de drenagem, pavimentação e urbanização são vistoriadas por equipe do Fonplata

Representantes do Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) estão em Corumbá acompanhando as obras executadas pela Prefeitura. Nessa quarta-feira, 19 de outubro, Oscar Carvalho, responsável do Fonplata para os projetos de Corumbá, e Ana Beatriz Tonello vistoriaram as obras de drenagem, pavimentação e urbanização realizadas em diversos bairros da cidade.

O prefeito Marcelo Iunes e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, também acompanharam a visita técnica, que começou na restauração do antigo armazém da NOB, na rua Ladário. “Aqui será o transbordo municipal, a Central de Regulação da Saúde e um posto avançado do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC)”, explicou o chefe do Executivo municipal.

“A ideia é concentrar todos esses serviços em um único local para que o munícipe possa resolver tudo de forma mais rápida e mais prática, sem precisar necessariamente descer no Centro da cidade”, completou o prefeito. Atualmente a obra está sendo analisada pelo setor jurídico da Prefeitura, já que a empresa vencedora do certame paralisou os trabalhos.

A equipe também visitou a urbanização feita nas ruas Joaquim Wenceslau de Barros e Gonçalves Dias; a contenção de águas pluviais construída entre o Vitória Régia e o Privisul; as bacias de águas pluviais na rua Minas Gerais, no Cristo Redentor, e no Anel Viário; a pavimentação da rua Pará; e o Eco Parque Cacimba da Saúde.

Fonplata

O Município está recebendo um total de 40 milhões de dólares do financiamento disponibilizado pelo Fonplata, e outros US$ 40 milhões, como contrapartida estabelecida pela parceria do Município e do Governo do Estado. Com o empréstimo, será possível o financiamento de soluções para demandas urgentes associadas a deficiências de infraestrutura urbana e socioambiental.

São cinco anos para execução total do projeto. Corumbá terá cinco anos de carência para iniciar o pagamento do financiamento, que deve ser quitado num período de 13 anos. Ao todo, o Município terá 18 anos para pagar o empréstimo de US$ 40 milhões contraído com o Fonplata.

São diversas ações voltadas para o desenvolvimento de áreas de recreação e descanso, infraestrutura de vias e drenagem, recuperação do patrimônio histórico e fomento do turismo.

Fotos: Clóvis Neto

Skip to content