Outubro Rosa: Prefeitura amplia atendimento em UBSs para exames e orientações sobre câncer de mama

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, ampliou o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizar coleta de preventivo, solicitação de mamografia e orientações educativas sobre o câncer de mama e de colo do útero.

A medida faz parte da Campanha Outubro Rosa e segue um cronograma estabelecido pela Gerencia de Atenção Básica em Saúde para atender todas as regiões da cidade. O trabalho começa nesta quarta-feira, 5 de outubro, na UBS Luís Fragelli e São Bartolomeu, que ficarão abertas das 17h30 até às 21 horas.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama — o laço cor-de-rosa — foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (EUA) e, desde então, promovida anualmente.

O período é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

O câncer de mama

O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos e ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).

Fatores de risco

Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Com informações do Instituto Nacional do Cancer (INCA).

Foto: Renê Marcio Carneiro

Skip to content