Prefeitura tem avaliação positiva do Modelo de Excelência em Gestão

A Prefeitura de Corumbá recebeu nota provisória 82,12 na aplicação da plataforma de (Modelo de Excelência em Gestão (gestão.gov) – do Governo Federal. A avaliação mede os padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

A alta pontuação significa que a Administração Marcelo Iunes prioriza e implementa ações de melhoria na gestão e processos e estabelece as bases pra consolidação de uma cultura de elevado nível de maturidade em governança e gestão. De acordo com o Comitê de Aplicação da Plataforma – formado pela gestão municipal –, a pontuação mostra que Corumbá tem muito bem definidos seus objetivos e processos de gestão e governança.

A avaliação positiva certifica que a Prefeitura de Corumbá faz uso cada vez mais eficiente dos recursos e das práticas de governança como um todo, no que tange aos processos, estratégias, planejamento, o atendimento ao cidadão.

Na avaliação, que levou à pontuação da Prefeitura de Corumbá para categoria bronze – que vai de 70 a 100 pontos –, foram levadas em consideração questões como governança, planejamento estratégico, perfil do público alvo, do cidadão usuário, fornecedores e os próprios servidores municipais; além de sustentabilidade econômica, ambiental e social e também capital intelectual e processos.

Entre as práticas de excelência da gestão, foi evidenciado que a Prefeitura de Corumbá cumpre com uma importante regra de mandamento constitucional, que é a regra de ouro do orçamento, a qual determina que operações de créditos realizadas não podem superar as despesas de capital, cujo principal objetivo é evitar um descontrole da dívida pública e que o município se endivide para custear despesas presentes que não beneficiarão as gerações futuras.

Ainda do ponto de vista orçamentário, o Município obteve pontuação máxima – com cinco pontos. A nota reflete o fato de a Administração possuir plano orçamentário e financeiro, PPA, LDO, LOA e Cronograma de Desembolso que abrange toda a programação orçamentária e financeira da administração municipal para o exercício corrente e os posteriores. Outra prática destacada pela plataforma foi o manual de procedimentos da Controladoria-Geral do Município, que está relacionada ao atendimento ao cidadão.

A Prefeitura tem como membros do Comitê de Aplicação os servidores: Álvaro Bernardo de Lima; Cassio Augusto da Costa Marques, Eduardo Aguilar Iunes, Emilene Pereira Garcia, Jose Roberto do Nascimento Filho, José Wagner de Oliveira Junior, Ligia Amorim Rizzo e Paulo Sérgio da Silva Narimatsu.

 

Skip to content