Alunos da Reme passam por avaliação do Saems nesta 5ª feira

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação,  promove a aplicação das provas do Saems – Sistema de Avaliação da Rede Pública de Mato Grosso do Sul para os alunos do 2º anos do Ensino Fundamental I. O Saems visa aferir o nível de domínio de competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes e consiste na aplicação de provas de Língua Portuguesa: leitura e produção de texto.

O Saems é um sistema de avaliação externa de larga escala, que leva em consideração a situação socioeconômica dos estudantes e o nível de aprendizagem, por meio do qual são produzidos e disponibilizados dados e informações sobre os processos de ensino, de aprendizagem e do aumento da equidade.

Neste ano, os professores dos 1º e 2º anos foram contemplados com o Programa MS Alfabetiza, uma iniciativa do Governo Estadual. Este programa foi muito importante na retomada pós pandemia, proporcionando não somente formação aos professores, mas material de qualidade para os estudantes, de modo que a alfabetização acontecesse de forma dinâmica e efetiva em sala de aula.

Vale ressaltar que, as trinta escolas que obtiverem maior índice em leitura e escrita nas provas do Saems, receberão um incentivo no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) e as trinta escolas que obtiverem menor índice, receberão o valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) e serão apadrinhadas pelas escolas de maior índice, para que haja uma troca de experiência entre as unidades de ensino.

Skip to content