A segunda edição do Prêmio Zumbi dos Palmares, que terá a cerimônia de premiação na terça-feira 22 de novembro, vai homenagear seis pessoas que atuam ou contribuem para dar visibilidade às políticas raciais nas áreas de Cultura; Esporte; Saúde; Educação; Cidadania e Personalidade.
“O intuito é reconhecer o trabalho de pessoas que tenham se destacado nas suas respectivas áreas de atuação. Esse destaque leva em consideração a pauta da questão racial, da contribuição das conquistas sociais reforçando o papel do negro na sociedade ou contribuído nas conquistas sociais para a igualdade racial”, explicou a secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.
Após as indicações, o Prêmio “Zumbi dos Palmares” – Edição 2022 terá os seguintes homenageados: Everton Brito, o “Nego do Cavaco” (Cultura); Cláudio Antônio do Nascimento, o “Cláudio Mineiro” (Esporte); Davi Vital do Rosário (Saúde); Estefânia de Moraes (Educação); Hesley Sant’Ana (Cidadania) e Jucélia Abreu Ribeiro (Personalidade).
Realizado pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, o Prêmio Zumbi dos Palmares é executado pela Superintendência de Políticas Públicas e coordenado pela Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. O Prêmio será entregue na Câmara Municipal de Corumbá às 19 horas.
Consciência Negra
Corumbá está entre as mais de mil cidades brasileiras onde o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste 20 de novembro, é feriado municipal. Em Mato Grosso do Sul, além de Corumbá, apenas quatro municípios têm o feriado legalmente decretado.
Instituída pela lei municipal nº 2.084, de 19 de dezembro de 2008, a data integra o calendário comemorativo da cidade. Tem como objetivos dar maior visibilidade a essa população; estreitar a relação do poder público para gerar benefícios e permitir o estabelecimento de parâmetros de ação do poder público em benefícios destas comunidades fazendo com que saiam da invisibilidade perante a sociedade e que possam realmente ter o seu papel reconhecido.
A Prefeitura de Corumbá mantém em sua estrutura a Gerência de Políticas Públicas para a Igualdade Racial. Vinculada diretamente à Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania atua na formulação de proposições visando estimular a consciência ética para alcance de igualdade e cidadania e levar à democratização dos direitos dos cidadãos, voltadas para a eliminação das desigualdades e exclusão em razão de etnia; oportunizar a criação de instrumentos para o debate sobre as políticas públicas para os afrodescendentes no município de Corumbá e sobre os seus direitos e interesses; além de coordenar ações transversais e promover interlocução com outros órgãos e entidades da Administração Municipal, em especial, com desenvolvimento de atividades voltadas para as comunidades que demandam medidas de inclusão social.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
**Foto Capa: Renê Marcio Carneiro/Arquivo PMC
**Fotos Homenageados: Jucélia Abreu Ribeiro