Corumbá discute ações para garantir maior acessibilidade à população dentro do ‘MS Acessível’

O 8° Encontro Regional  do programa ‘MS Acessível’ nesta quarta-feira, 23 de novembro discutiu temáticas relacionadas à  legislação e garantias, efetivação de políticas públicas, acessibilidade  e inclusão que beneficiem pessoas com deficiência no Estado. A secretária Municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, representou o prefeito Marcelo Iunes no evento realizado no plenário da Câmara Municipal.

“A prefeitura de Corumbá pensa na acessibilidade não somente para pessoas com deficiência, mas para todos. Corumbá é uma cidade histórica e sabemos do desafio que é. Trabalhamos com um planejamento para conseguirmos avançar ainda mais nas políticas públicas de acessibilidade”, disse a secretária de Assistência Social e Cidadania. Amanda Iunes ressaltou que o 8° Encontro Regional do ‘MS Acessível’ vai permitir a criação de políticas públicas ainda mais abrangentes e sensíveis à população corumbaense e aos turistas.

O trabalho da Prefeitura para garantir acessibilidade cada vez maior população tem avançado. As mais de 300 ruas pavimentadas ou recapeadas, bem como nas 70 alamedas lajotadas, são equipadas com calçadas e rampas; a frota da Rede Municipal de Ensino conta com mais de 70% de ônibus adaptados. Todos os sete novos ônibus escolares entregues neste mês são adaptados. Na sede do Paço Municipal, o setor de Recursos Humanos foi deslocado para o andar térreo, para facilitar o acesso a todos os servidores e aposentados. O Centro de Convivência dos Idosos foi reformado e conta com maior maior acessibilidade para todos os frequentadores.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos (Foto: Gisele Ribeiro/PMC)

“Esse é um programa de grande importância para Mato Grosso do Sul. De forma conjunta, Câmara e Prefeitura, discutem ações para termos uma Corumbá planejada e e com acessibilidade para toda a população”, afirmou o presidente da Câmara Municipal, vereador Roberto Façanha.

Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, explicou que é importante a promoção de encontros  e discussões nos municípios, para que gestores, prefeitos e lideranças  possam desenvolver ações e políticas públicas para este setor. “O Poder Executivo é fundamental para a prática da acessibilidade, da inclusão, da garantia de direitos e da cidadania das pessoas, inclusive das pessoas com deficiência”, disse a subsecretária. Telma também destacou as ações que a prefeitura de Corumbá vem desenvolvendo visando acessibilidade.

O ‘MS Acessível’ foi lançado em abril deste ano pelo Governo do  Estado com o objetivo de ampliar e qualificar as políticas públicas às  pessoas com deficiência em diferentes regiões do Estado, promovendo a  discussão entre gestores, prefeitos e lideranças e demais envolvidos com  a pauta. A iniciativa é fundamental para mapear e construir juntos – governo e  sociedade em geral – políticas públicas eficientes e eficazes para as  pessoas com deficiência.

O 8° Encontro Regional  do programa ‘MS Acessível’ foi aberto por uma apresentação cultural dos alunos da APAE.

**Fotos: Gisele Ribeiro/PMC

Skip to content