Prefeitura incentiva produção da agricultura familiar em comunidade quilombola

O prefeito Marcelo Iunes repassou um Trator Agrícola 25 CV, modelo MT125, para a Associação Quilombola Ribeirinha Família Ozório (AQUIRRIO). O termo de cessão de uso, de bem móvel, foi assinado na manhã desta terça-feira, 1° de novembro, na sede da comunidade quilombola, localizada na alameda Vulcano. A máquina agrícola facilita o trabalho dos produtores e auxilia na rentabilização das culturas.

“A Prefeitura não atende apenas famílias de produtores dos assentamentos, mas também as comunidades quilombolas. Entregamos esta máquina hoje que vai facilitar o trabalho. Nos próximos dias vamos entregar um trator maior para os assentamentos. É muito importante para a agricultura familiar de Corumbá esse apoio da Prefeitura. Com certeza vão ter condições de produzir ainda mais”, afirmou Marcelo Iunes. “É um trabalho que fazemos, dentro de um conjunto de ações para incentivar o plantio dos pequenos produtores rurais e diversificar o  cultivo de alimentos”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Foto: Gisele Ribeiro/PMC

Presidente da AQUIRRIO, Laycillia Rodrigues Samaniego Ortiz, disse que o trator “vai ser de grande valor para a comunidade, porque ajuda a aumentar a produção dos nossos agricultores familiares”. As famílias quilombolas da Associação Família Ozório produzem verduras, legumes e hortifrutis.

Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, destacou que a Prefeitura promove constante incentivo ao crescimento da agricultura familiar corumbaense. “O prefeito Marcelo Iunes é responsável pelo Programa de Aquisição de Alimentos Municipal (PAA Municipal), que hoje tem mais de 600 mil reais, em recursos próprios, disponibilizados para aquisição de alimentos da agricultura familiar. Além disso, a Prefeitura também adquire produtos da agricultura familiar com recursos disponibilizados pelo PAA Federal”, disse.

“Temos técnicos na Secretaria e em nossa Superintendência que estão à disposição de vocês para ajudá-los e orientá-los”, ressaltou o superintendente de Agricultura Familiar, Éder Luiz Zambelli Fatah. “Atendemos não somente aos assentamentos, mas aos produtores ribeirinhos, quilombolas e indígenas”, completou.

O trator for adquirido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Sustentável/Superintendência de Agricultura Familiar, a partir de uma parceria com o Governo do Estado. Também acompanharam a entrega da máquina agrícola os secretários Luiz Antônio da Silva (Governo) e Marcelo Araújo (Relações Institucionais) e Fábio Luiz Pereira da Silva (Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos).

Skip to content