Sala do Empreendedor de Corumbá conquista certificação por qualidade no atendimento

Pela primeira vez, o Sebrae/MS concedeu o Selo de Referência em Atendimento em Mato Grosso do Sul a 17 Salas do Empreendedor durante cerimônia realizada nesta terça-feira (22), em Campo Grande. Trata-se de um reconhecimento à qualidade e ao desempenho no atendimento aos empreendedores do estado. Ao todo, seis Salas conquistaram o Selo Ouro, sete ficaram com o Prata e quatro levaram o Bronze.

As Salas do Empreendedor são locais de atendimento das Prefeituras Municipais que facilitam processos de abertura de empresas, regularização e baixa; bem como serviços exclusivos ao Microempreendedor Individual (MEI). O Sebrae é parceiro destes espaços e contribui disponibilizando orientações, de forma simples, sobre gestão de micro e pequenas empresas. Atualmente, são mais de 60 Salas do Empreendedor no estado.

Localizada na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a Sala do Empreendedor de Corumbá conquistou a classificação bronze. “Nosso trabalho hoje é receber aqui os pequenos negócios que estão informais, os famosos autônomos, e orientá-los pra que se formalizem, que tenham o seu CNPJ. Essa é a grande vantagem. Assim eles passam ter, por exemplo, a segurança previdenciária”, explicou o gerente de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura, Gerson Almeida.

“Então nós oferecemos essa orientação pra que esses trabalhadores se formalizem e tenham essa segurança para que, no momento que necessitar, ele saiba aonde recorrer, seja no auxílio acidente, no auxílio doença, em um pós-morte e é importante também para a aposentadoria, que tem um regime especial”, complementou Gerson.

“Nós temos aqui um atendimento muito rápido e qualificado. No máximo em meia hora a pessoa sai com a sua empresa devidamente formalizada, todas as autorizações, alvará, certificado e licença. Ele sai pronto para trabalhar. E o único custo disso, é importante enfatizar, é que o MEI deve fazer o recolhimento do seu INSS. E isso oscila, conforme o tipo da abertura, entre cinquenta e seis reais e sessenta reais”, detalhou o gerente de Desenvolvimento Econômico.

“A gente sempre orienta que ele não tem mais nenhum custo adicional a não ser no investimento do seu próprio negócio, mas pra fins de recolhimento, de tributação, a única obrigação dele é o recolhimento da guia que lhe assegura as garantias previdenciárias”, concluiu Gerson Almeida.

Localizado na rua Cuiabá, 1.333, bem em frente à Caixa Econômica Federal, o espaço oferece suporte e orientação aos empreendedores da região. A Sala do Empreendedor também dá suporte aos MEIs com feiras, eventos e palestras. O horário de atendimento da Sala do Empreendedor é das 07h30 às 13h30. O local dispõe dos seguintes serviços:

Disponibilizar aos interessados as informações necessárias à emissão da inscrição municipal e alvará de funcionamento, mantendo-as atualizadas nos meios eletrônicos de comunicação oficiais; orientar sobre os procedimentos necessários para a regularização de registro e funcionamento, bem como situação fiscal e tributária das empresas; prestar informações sobre os expedientes necessários à viabilização da implantação de empreendimentos; prestar atendimento preferencial ao Microempreendedor Individual – MEI, às Microempresas e às Empresas de Pequeno Porte; e promover Programas de Capacitação direcionados ao Microempreendedor Individual e às Micro e Pequenas Empresas.

Skip to content