PROERD forma 70 alunos de três escolas da Rede Municipal de Corumbá

Setenta alunos da Rede Municipal de Ensino (REME) receberam certificados de formação no Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). A certificação foi entregue aos estudantes das escolas de educação Integral Tilma Fernandes Veiga; Rachid Bardauil e Luiz Feitosa Rodrigues. A cerimônia aconteceu na manhã desta quarta-feira, 07 de dezembro, no auditório da escola Estadual João Leite de Barros.

O PROERD, que tem como objetivo evitar que crianças se envolvam com o uso de drogas, despertando atenção também  para a questão da violência – em todas as suas formas de manifestação – retomou as atividades em setembro na cidade. As ações foram paralisadas durante dois anos em razão da pandemia de covid-19. Os alunos do 5º ano, daquelas três escolas participarão do Programa com duas horas de aula a  cada quinze dias.

Representando o prefeito Marcelo Iunes, o secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Eduardo Aguilar Iunes destacou a importância do PROERD na formação das crianças. “O PROERD prepara vocês para enfrentarem as drogas. Vocês tiveram uma grande oportunidade ao participarem deste curso e receberam orientações para saber como enfrentar este problema”, disse. O secretário de Gestão e Planejamento recebeu, em nome do prefeito, o certificado de ‘Amigo do PROERD’.

Em Corumbá, o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência tornou-se Política Pública Municipal, por meio de lei sancionada pelo chefe do Executivo Municipal em julho deste ano.

Também participaram da solenidade que entregou os certificados o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, César Freitas Duarte; a secretária-adjunta de Educação Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum; o presidente da Câmara Municipal vereador Roberto Façanha; o juiz de Direito André Luiz Monteiro; a capitã PM Joice Gonçalves; o chefe de Gabinete Elbio Mendonça, e o vereador Manoel Rodrigues.

A lei municipal

Sancionada pelo prefeito Marcelo Iunes, a lei n° 2.836, que institui como Política Pública Municipal o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), busca ampliar e fortalecer o trabalho de enfrentamento às drogas, principalmente no ambiente escolar. A promoção da cidadania e a disseminação da cultura da paz também são objetivos descritos na Lei Municipal, que será coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social.

Secretário de Gestão e Planejamento recebeu, em nome do prefeito Marcelo Iunes, o certificado de ‘Amigo do PROERD’.

O programa será executado pela Polícia Militar do Estado do Mato Grosso do Sul em parceria com o r Executivo Municipal. As atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência incluem a promoção de cursos, por policiais, para crianças, adolescentes, jovens, pais e professores, com o propósito de esclarecer as consequências da utilização das drogas lícitas e ilícitas.

A realização de aulas sistemáticas de prevenção ao uso abusivo de substâncias psicotrópicas, que causam dependência física ou psíquica, para as comunidades escolar e condominial, e a articulação com a realização de campanha em busca de parcerias para garantir a sustentabilidade, ampliação e aperfeiçoamento do programa também são focos do programa.

A Lei Municipal ainda tem como objetivos desenvolver um sistema de prevenção à violência e ao uso indevido de drogas em escolas, para crianças, adolescentes e jovens;  ampliar a integração entre a Polícia Militar e a comunidade, pautada no respeito disciplina e no convívio saudável com a sociedade; e desenvolver habilidades nos operadores de segurança, no sentido de prevenir a utilização de drogas ilícitas e lícitas.

**Fotos: Gisele Ribeiro/PMC

 

Skip to content