Em reunião com prefeito, Fenasamba destaca projeto da escola de samba mirim Corumbá do Amanhã

O prefeito Marcelo Iunes recebeu a visita do presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba (Fenasamba), Kaxitu Ricardo Campos. No encontro, realizado na manhã desta quarta-feira, 11 de janeiro, foi discutida a realização do Congresso Nacional das Escolas de Samba (CONASAMBA) entre os dias 21 e 23 de julho deste ano em Corumbá. A escola de samba mirim ‘Corumbá do Amanhã’ também foi tema da reunião. O secretário Municipal de Governo, Luiz Antônio da Silva, participou da agenda.

“Corumbá foi escolhida porque a Fenasamba reconheceu que os investimentos feitos pela Prefeitura no Carnaval fortalecem a cultura da cidade; promovem movimentação da nossa economia com geração de emprego e renda, além de trazer turistas”, disse o prefeito de Corumbá. “O Carnaval não é gasto, é investimento”, reforçou o chefe do Executivo Municipal.

Na conversa com o prefeito, Kaxitu destacou a iniciativa da Prefeitura ao criar o Projeto Corumbá do Amanhã – Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim. “A primeira-dama e secretária Amanda Balancieri Iunes (Assistência Social e Cidadania) nos apresentou o projeto da escola de samba mirim Corumbá do Amanhã. E, posso dizer para vocês, que é um projeto único, pioneiro. Não conheço nenhuma cidade, nenhum local no Brasil que tenha um projeto com esta dimensão. Mostra que a Prefeitura reconhece a importância do Carnaval e se preocupa com sua perpetuação. Com certeza, vamos divulgar para as outras cidades. É um projeto que  precisa ser mostrado, é único no Brasil”, disse o presidente da Federação Nacional das Escolas de Samba.

Marcelo Iunes explicou para o presidente da Fenasamba que, ao criar a Escola de Samba Mirim, o objetivo foi “não deixar morrer essa forte manifestação cultural da população corumbaense”. O prefeito ressaltou que a proposta é permitir a formação de profissionais do samba. O ‘Projeto Corumbá do Amanhã – Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim’ é uma ação da Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania. A iniciativa atende crianças e jovens de 8 a 17 anos no contraturno escolar com oficinas de percussão, violão e cavaquinho, samba enredo, mestre sala e porta bandeira, comissão de frente, passistas, rainha de bateria e corte e costura.

“Escolhemos Corumbá para sede do CONASAMBA porque a cidade faz o mais forte carnaval da região Centro-Oeste e um dos maiores do Brasil. Corumbá em 2022 foi uma das 20 cidades brasileiras, entre os mais de mil municípios que promovem eventos carnavalescos, que realizou os desfiles. Isso mostra a importância e o respeito que a Prefeitura dá para o Carnaval. O prefeito destacou, para mim, que o carnaval não é um gasto, é um investimento. Corumbá é um dos principais polos de Carnaval que nós temos e era natural que viéssemos trazer todos os dirigentes do carnaval brasileiro para discutir o futuro do samba e o futuro do Carnaval”, completou Kaxitu. A Fenasamba tem 87 ligas filiadas de 18 estados brasileiros.

Presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), Victor Raphael, que participou do encontro, afirmou que sediar o Conasamba confirma a relevância nacional do carnaval corumbaense. “Corumbá vai ser a capital do samba brasileiro entre os dias 21 e 23 de julho. Os destinos do carnaval do país todo vão ser decididos aqui. É uma honra, um orgulho para nós corumbaenses, que temos orgulho do nosso Carnaval, sediar um evento de porte nacional, mostrando a relevância que a nossa folia tem em âmbito federal”.

Também participaram da reunião o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz, e o chefe de Gabinete, Elbio Mendonça.

**Fotos: Clóvis Neto/PMC

Skip to content