Roda de Samba reúne multidão no Porto Geral; evento volta no próximo sábado

O primeiro grito carnavalesco de Corumbá reuniu uma multidão no Porto Geral na tarde desse domingo, 15 de janeiro. O evento, que é promovido pela Prefeitura por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, estava marcado para o sábado, 14, mas precisou ser transferido em função das chuvas.

“Apesar da mudança que precisou ser feita de última da hora, o público compareceu em grande número para prestigiar os músicos da nossa cidade e para aproveitar o domingo em um dos mais belos cartões postais da região”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, acompanhado pela primeira-dama e secretária de Assistência e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes.

A Roda de Samba começou às 11 horas e terminou às 16 horas. Barracas com comidas e bebidas ficaram dispostas ao longo de toda orla portuária, que ainda recebeu banheiros químicos e reforço nas lixeiras para assegurar o descarte correto de todo lixo produzido pelos foliões.

O diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Silva da Cruz, também destacou a grande presença popular na Roda de Samba, inclusive de turistas bolivianos que atravessaram a fronteira só para aproveitar o primeiro evento oficial do carnaval de Corumbá.

A Roda de Samba no Porto Geral volta a acontecer no próximo sábado, dia 21, das 13h às 18 horas, com toda estrutura oferecida nesta primeira edição.

Corte de Momo

Estão abertas as inscrições para a Corte de Momo do Carnaval de Corumbá 2023. Os interessados devem dirigir-se até a sede da Fundação da Cultura e do Patrimônio, localizada na rua Dom Aquino, nº 1.380 – Centro, das 8h às 13 horas, até o próximo dia 27. As inscrições são totalmente gratuitas e os (as) candidatos (as) devem comparecer pessoalmente ao local portando:

xerox da identidade (RG), junto com o original para conferência e devolução; xerox do CPF; comprovante de residência; e comprovante de conta bancária em nome do candidato.

A premiação em dinheiro para o Rei Momo será de R$ 2.000,00 (dois mil reais), mesmo valor oferecido para a Rainha da Corte de Momo. Já cada uma das duas princesas eleitas pela Comissão Julgadora leva para casa um prêmio de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais). O concurso acontece no dia 05 de fevereiro, a partir das 19 horas, na Praça Generoso Ponce.

São requisitos obrigatórios para concorrer à Corte: ser brasileiro; ter no mínimo 18 (dezoito) anos completos até o último dia da inscrição; residir em Corumbá; não ser servidor público municipal lotado na Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá; e não ter sido eleito Rei ou Rainha do Carnaval de Corumbá, no concurso anterior.

Os candidatos e candidatas ainda devem ter disponibilidade para participar dos ensaios e para cumprir, caso eleito, os compromissos carnavalescos estabelecidos pela coordenação; apresentar no ato da inscrição todos os documentos exigidos por este regulamento; e assinar a ficha de inscrição, dando ciência do conhecimento das normas deste regulamento, obrigando-se a respeitá-las integralmente.

Fotos: Renê Marcio Carneiro

Skip to content