Sede reformada do Cerest qualifica atendimento ao trabalhador, destaca prefeito

O prefeito Marcelo Iunes visitou a sede do Cerest (Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador). O espaço foi recentemente reformado pela Prefeitura para garantir prestação de serviço com maior qualidade e conforto para a população. A secretária Municipal de Saúde, Beatriz Assad, e a secretária adjunta de Saúde, Mariluce Leão, acompanharam a agenda.

“Houve uma reforma e está entregue à população É importante que os trabalhadores saibam que há um local especializado no atendimento em caso de acidentes do trabalho”, disse Marcelo Iunes. “Com a reforma, ficou muito mais aconchegante, inclusive para os nossos servidores que trabalham aqui. Torcemos para que nada aconteça mas, ao precisar, tem esse Centro à disposição dos trabalhadores para seu atendimento especializado”, completou o chefe do Executivo Municipal.

Coordenadora do Cerest, Nely Ramona da Costa Santos, explicou o funcionamento da unidade. “O Cerest tem por missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população trabalhadora dos municípios de Corumbá e Ladário, as ações desenvolvidas por este centro tem como objetivo geral atender aos trabalhadores formais e informais (independente do vinculo empregatício) de forma a promover a prevenção, educação em saúde e controle de doenças e agravos, bem como realizar investigações dos casos de acidentes ocorridos no ambiente de trabalho, para traçar estratégias de manejos que visem minimizar e/ou erradicar as doenças, agravos e acidentes de trabalho”, disse.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) funciona na rua Ladário esquina com a rua 13 de Junho, área central de Corumbá, das 07h30 às 17 horas.  O Cerest tem como objetivo geral atender aos trabalhadores formais e  informais (independente do vínculo empregatício), de forma a promover  prevenção, educação, notificação, fiscalização dos ambientes de  trabalho.

A Saúde do Trabalhador é “conjunto de medidas que visam promoção, proteção e recuperação da saúde que serão desenvolvidas através da  assistência individual concomitantemente com a coletiva, desenvolvendo  atividades de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, visando  a redução da morbimortalidade (art, 177 Lei 1293 de 21/09/1992)”.

A vigilância em saúde do trabalhador atua no sentido de detectar, conhecer, pesquisar e analisar os fatores determinantes e condicionantes  dos agravos à saúde relacionados aos processos e ambientes de trabalho,  em seus aspectos tecnológico, social, organizacional e epidemiológico,  com a finalidade de planejar, executar e avaliar intervenções sobre  esses aspectos de forma a eliminá-los e controlá-los.

Equipe técnica do Cerest atualmente é formada por  Antônio Neves de Oliveira e Dalton Monteiro (Técnico Segurança do Trabalho); Alex Rodrigo Silva e Cleide Márcia (Assistente Administrativo); Alexander Soares de Oliveira (Motorista);  Keyla de Brito Silva (Enfermeira do Trabalho – atende e visita trabalhadores acidentados que estão internados no hospital, trazendo os resultados);  Kelma Araújo Delgado (Assistente Social);  Maximiliano Eduardo Ferreira Santana (Fisioterapeuta, que faz atendimento aos trabalhadores); Michelle Martinez de Moraes (Técnico de Enfermagem); Nely Ramona da Costa Santos (Técnico em Serviço de Saúde II – Coordenação); Nelson Fuzeta Peres (Médico do Trabalho – atende as quintas e sextas-feiras aos trabalhadores que sofreram acidentes de trabalho e doença relacionada ao trabalho);  Olga Ferreira Sanabria (Psicóloga do Trabalho – atende todos os dias, no período da manhã. Faz um trabalho atendimento individual de “Saúde Mental” e palestras em empresas privadas e pública. “Saúde Mental”) e  Ricardo Botelho Batista(Fiscal Sanitário).

**Fotos: Clóvis Neto/PMC

Skip to content