A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, concluiu nesta sexta-feira, 4 de outubro, a limpeza de todo bairro Beira Rio.
Na região foram realizados trabalhos de roçada, capina e poda de árvores. Agora o Município vai promover a limpeza das galerias, manutenção das lajotas e a instalação das lâmpadas de Led, desde a praça São João até a Ladeira Dona Emília.
“Também vamos fazer a recuperação e a manutenção da praça”, afirmou o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ricardo Campos Ametlla. O mirante oferece uma vista privilegiada do pôr do sol pantaneiro.
O superintendente de Serviços Públicos da Prefeitura, Luiz Fernando Moreira, lembrou que esse trabalho de limpeza e manutenção de vias e equipamentos municipais é rotineiro em toda a cidade.
Neste período essa ação é ainda mais importante, pois ajuda a prevenir diversos transtornos provocados pelas chuvas. Por isso a Prefeitura conta com o apoio da população na conservação e no descarte correto do lixo.
Coleta
Como forma de disciplinar os serviços de limpeza pública, em especial da coleta de lixo, a Prefeitura de Corumbá disponibiliza em seu site oficial – www.corumba.ms.gov.br – na página de Serviços ao Cidadão, link Limpeza Pública, os horários de coleta de lixo domiciliar em toda a área urbana, como também horário da coleta de galhos e o cronograma do serviço de coleta seletiva.
A disponibilização dos cronogramas faz parte de uma campanha de educação ambiental desenvolvida pela Fundação de Meio Ambiente do Pantanal, órgão ligado à Prefeitura, como forma de conscientizar a população corumbaense a manter a cidade limpa e preservar o meio ambiente, evitando descarte inadequado do lixo.
A coleta de lixo na cidade é desenvolvida pela empresa Unipav. Para facilitar os serviços, a área urbana foi dividida em setores. No setor 1, centro, a coleta acontece de segunda a sábado, sempre no período noturno, a partir das 18h30.
O setor 2 é composto pelos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul e Industrial e a coleta é de forma alternada, às segundas, quartas e sextas-feiras, no período diurno, a partir das 06h30.
O setor 3 é formado pelos bairros Nossa Senhora de Fátima, Popular Velha, Cristo Redentor e Centro América. A coleta também é alternadas, às segundas, quartas e sextas, no período diurno, também a partir das 06h30.
O setor 4 é integrado pelos bairros Aeroporto, Dom Bosco, Arthur Marinho, Generoso e Cervejaria. A coleta, de forma alternada, acontece sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno, a partir das 06h30.
O setor 5 é integrado pela Popular Nova, Jardim dos Estados, Guarani, Guató e Nova Corumbá. A coleta de lixo é alternada, sempre às terças, quintas e sábados, no período diurno, a partir das 06h30.
A Fundação lembra ainda que a população deve ficar atenta a estes horários e procurar colocar o lixo nos locais apropriados com cerca de meia hora de antecedência, para evitar que o resíduo fique exposto por um longo período, sujeito a ações de animais e até de moradores de rua em busca de material reciclável.
Como funciona a coleta de galhos
Outro serviço disponibilizado é a coleta de galhos e outros resíduos de origem vegetal. O programa é desenvolvido semanalmente na parte baixa, entre os trilhos da Rede Ferroviária até o Rio Paraguai, como também na parte alta, acima da rede até a região do Guató.
Entre a Rede Ferroviária e o Rio Paraguai, pelo cronograma, a região atendida sempre na primeira semana de cada mês, é a parte alta do centro, da Rua América até os trilhos. Na segunda semana a coleta acontece nos bairros Universitário e Maria Leite.
Na terceira semana a coleta acontece na parte baixa do centro, da América até o Rio Paraguai, atendendo também os bairros Borrowisk, Beira Rio e Cervejaria. A quarta semana atende os bairros Dom Bosco, Generoso e Arthur Marinho. É bom lembrar que a coleta é exclusiva para galhos, restos de podas e outros produtos de origem vegetal.
Parte alta
Já a coleta de galhos na parte alta é executada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos. Também é executada semanalmente e o trabalho é desenvolvido por regiões. Na região 1, integrada pelos bairros Guató, Nova Corumbá e Guarani, a coleta acontece sempre na primeira semana de cada mês.
Na segunda semana de cada mês, a Prefeitura atende o Jardim dos Estados, Popular Nova e o Nossa Senhora de Fátima. Na terceira semana, a coleta setorizada beneficia moradores dos bairros Aeroporto e Popular Velha. Já na quarta semana de cada mês, os serviços acontecem nos bairros Cristo Redentor, Previsul, Industrial e Centro América, incluindo os conjuntos Camalote, Vitória Régia e Cravo Vermelho).
O programa é exclusivo para coleta de material de origem vegetal, como resto de poda doméstica, plantas, gramas e outros tipos, mantendo a limpeza dos passeios públicos da área urbana da cidade.
Coleta Seletiva
Já a coleta seletiva, que acontece de porta em porta, é desenvolvida no centro da cidade às terças e sextas-feiras, no período diurno, a partir das 08 horas; nos bairros Universitário, Maria Leite, Previsul, Industrial, Popular Velha e Centro América, sempre às quintas-feiras, período diurno, a partir das 08 horas.
A coleta atende também quem mora no Cristo Redentor e Cravo Vermelho, às terças-feiras, período diurno, a partir das 08 horas; moradores do Nossa Senhora de Fátima, às sextas-feiras, período diurno, a partir das 8 horas.
Bairros Aeroporto, Dom Bosco, Arthur Marinho, Generoso, Cervejaria, Popular Nova e o Porto Geral, às quartas-feiras, período diurno, a partir das 08 horas; e também quem mora no Jardim dos Estados, Guarani, Guató e Nova Corumbá, aos sábados, período diurno, a partir das 08 horas.