O Programa Social Povo das Águas, promovido pela Prefeitura de Corumbá, vai atender as famílias residentes na região do Baixo Pantanal a partir do sábado, 13 de fevereiro. Coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a ação é realizada com equipe reduzida em razão da pandemia do novo coronavírus. As equipes multidisciplinares partem na noite desta sexta-feira, dia 12, da Agência Portuária de Corumbá.
Todos os servidores envolvidos no trabalho tomarão todos os cuidados necessários para o período, dentro das normas de biossegurança preconizadas pela Anvisa. Todas as cestas básicas são higienizadas e o contato com os ribeirinhos será feito de forma a evitar a proliferação do vírus, com a utilização de todos os EPIs necessários.
No sábado, 13 de fevereiro, serão atendidos os ribeirinhos da região do Porto Formigueiro, na Casa da Dona Fátima, das 08h às 12 horas. No domingo, dia 14, será a vez dos moradores do Porto da Manga, das 08h às 12 horas.
A segunda-feira, dia 15, reserva atendimentos às famílias do Porto Morrinho, das 08h às 12 horas, no Hotel da Odila. No dia 16, terça-feira, das 09h às 13 horas, serão assistidos os moradores de Porto Esperança, na Escola Municipal de Porto Esperança.
Na quarta-feira, 17 de fevereiro, os serviços serão prestados em Forte Coimbra, na Escola Municipal Ludovina Portocarrero, das 08h às 14 horas. O retorno está marcado para a quinta-feira, dia 18.
Conforme o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, que coordena o programa Povo das Águas, a Prefeitura está completando as ações previstas para 2020, mas que sofreram alteração por causa da pandemia da Covid-19. No período de 19 a 25 de janeiro foram assistidos os ribeirinhos do Alto Pantanal. De 28 de janeiro e 05 de fevereiro, as equipes atenderam aos moradores do Taquari. Agora, de 12 a 18 de fevereiro, o serviço se concentra na região do Baixo Pantanal. De 26 de fevereiro a 04 de março a população do Alto Pantanal.
Povo das águas
O Programa Social Povo das Águas atende famílias que residem em regiões de difícil acesso do Pantanal corumbaense com ações médicas, odontológicas, sociais, assistenciais, educacionais e de fomento a pequenas produções.