Publicada no DIOCORUMBÁ de hoje, 18 de fevereiro, a relação das inscrições deferidas e indeferidas do processo seletivo simplificado para contratação de Técnico de Saúde Pública I – Agente Social, para atender as necessidades da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com o Edital nº01/02/2021, foram 277 inscrições, sendo 273 deferidas e 4 indeferidas.
O processo prevê preenchimento total de 04 (quatro) vagas imediatas e outras 02 (duas) vagas para cadastro reserva. Conforme Lei Complementar nº 228, de 26 de junho de 2018, agent contratação temporária será de 02 (dois) meses, podendo ser prorrogado por mais 01 (um) mês.
Compete ao Técnico de Saúde Pública I – Agente Social elaborar planos de atividades educativas a partir da implementação do CTA; ter o conhecimento básico do SUS; habilidade de comunicação com as famílias, sensibilidade com questões sociais; ter conhecimento sobre o ECA (Estatuto da criança e adolescentes, Estatuto do Idoso; coordenar projetos e equipes sobre o desempenho dos assistidos, em relação às atividades propostas, realizar grupo, oficinas e palestras, participar de reuniões com a equipe técnica da coordenação do projeto; capacitar in loco com metodologia entre pares, a população de Trabalhadores do sexo, Travestis, pessoas Trans; – ter liderança e sensibilidade com a metodologia entre pares, Trabalhadores do sexo, Travestir, pessoas gay/HSH, Povos de Matrizes de Religião Africana, adolescentes e jovens (com foco em população de fronteira), para formação de multiplicadores em prevenção combinada.
O Agente Social tem a função de auxiliar no processo de fortalecimento do vínculo paciente-sociedade-sistema único de saúde, propiciando segurança e bem-estar aos indivíduos e/ou famílias em situação de risco/vulnerabilidade social, estreitando os laços entre o paciente pertencente a população-chave e/ou prioritária e os serviços de prevenção combinada do HIV/Insta ofertados pelo SUS. Agindo com função de potencializar parcerias com a sociedade civil para a construção de estratégias de prevenção de base comunitária e educação de pares, sendo coordenado e capacitado pelo CTA João de Brito. Corumbá-MS.