O prefeito Marcelo Iunes instituiu a Gerência de Fomento ao Comércio Exterior na estrutura da Prefeitura de Corumbá. Vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, a pasta terá como gerente o empresário e ex-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Corumbá (ACIC), Lourival Vieira Costa.
“Estamos implantando esta nova Gerência que vai nos garantir maior articulação com os órgãos que atuam no segmento. O comércio exterior é um forte gerador de emprego e a Gerência também vai ajudar aos trabalhadores do setor. É mais um suporte para quem trabalha com exportação em Corumbá”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes. “O Lourival tem grande experiência e conhecimento no setor e vai nos ajudar muito”, completou o chefe do Executivo corumbaense.
A formalização da Gerência aconteceu na manhã desta sexta-feira, 05 de março, durante encontro do prefeito com a Superintendência do IEL e com a Coordenadoria do Centro Internacional de Negócios (CIN), ambos ligados à Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul (FIEMS). Na reunião, Iunes foi informado do retorno das atividades do IEL e do CIN em Corumbá.
“Foi identificado pelo presidente da FIEMS, Sérgio Longen, a necessidade do retorno, visto que não só a parte do certificado de origem do município como a qualificação do corpo funcional, que toca este mercado, sofreu nessa época da pandemia com a nossa ausência aqui na cidade. Recebemos a sinalização da criação dessa Gerência do Comércio Exterior, vimos como primordial a nossa retomada, para agirmos de forma mais completa, não só emitindo documentos, mas qualificando esse corpo funcional desse segmento”, disse o superintendente do IEL, Silvio Marães.
Coordenadora do CIN, Gracieiry Arruda Ferreira, disse que as qualificações junto aos servidores da Prefeitura que atuam nesse segmento podem começar ainda neste mês. “Já fizemos capacitações para transportadoras, despachantes e agora, já em parceria com a Gerência, queremos aumentar ainda mais o leque de possibilidades do comércio exterior. Vamos fazer uma capacitação dos colaboradores da Prefeitura, para que possam atender de maneira mais proativa de conhecimento do comércio exterior. Queremos começar as capacitações dentro deste mês de março”, completou.
Marcelo Iunes agradeceu a retomada das atividades e o início do programa de qualificação para os servidores, que vai ser oferecido pelo Centro Internacional de Negócios. “Temos uma forte parceria com a FIEMS, o Sérgio Longen é um grande parceiro de Corumbá. Agradecemos pela retomada das atividades destes dois importantes segmentos da FIEMS aqui em Corumbá”, disse o prefeito.
Nova Gerência
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, explicou a importância dessa nova Gerência para a cidade. “Esse segmento do comércio exterior é importantíssimo para Corumbá, em função da nossa produção local, tanto na área de mineração, quanto na área da produção rural. Temos aqui o nosso comércio transfronteiriço com a Bolívia, por exemplo. Precisávamos de um núcleo, dentro da Secretaria, focado nessa questão. Estamos acompanhando as tratativas de relações comerciais com a Bolívia, mais especificamente, importação de gás natural e outros produtos. Tínhamos na Bolívia sendo um grande comprador dos produtos e, agora, nós também somos grandes importadores da Bolívia. Entender esse processo, olhar os obstáculos, construir pontes para melhorar esse fluxo é muito importante e, por isso, precisávamos de um setor dedicado a essa situação”, disse.
“Esta Gerência é fundamental para o município, para os exportadores, para os importadores, para os transportadores. Temos gargalos que nós vamos procurar, de alguma maneira, solucionar, para que haja maior rapidez no escoamento desses produtos e todo mundo ganhe com isso. Vamos fazer uma fotografia do que significa o comércio exterior para o município. Vamos fazer um levantamento do que exporta e importa por Corumbá; volume de mercadoria; de geração de emprego”, explicou Lourival Costa, que presidiu a ACIC de 2017 a 2020.
Acompanhou o encontro com os representantes da FIEMS, o vereador Manoel Rodrigues. Ele disse que Corumbá só tem a ganhar com a criação da instituição da Gerência e retorno das atividades do IEL e CIN na cidade. “Muito importante para Corumbá a presença do IEL, que fortalece o corpo acadêmico da indústria, e principalmente no serviço de estágio de trabalho. Simboliza para as nossas universidades, a profissionalização dos nossos alunos para a indústria da nossa região. Acredito também que a Gerência, hoje implantada em Corumbá, vem ao encontro do desenvolvimento de geração de emprego e do fortalecimento da exportação na nossa região”, finalizou. O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Leite, também participou da reunião.