O prefeito Marcelo Iunes e a secretária municipal de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, empossaram nesta segunda-feira, 17 de maio, os novos conselheiros tutelares suplentes de Corumbá. A solenidade foi realizada na Prefeitura e seguiu todas as medidas de biossegurança necessárias para evitar a proliferação da Covid-19.
Foram empossados Gylize de Carvalho Ojeda, Nelly Silmara Ribas da Costa, Nadia Cristina Bureman, Graciela Gonçalves de Almeida e Ednaldo da Silva Ramos. Todos foram escolhidos por voto popular. O processo eleitoral foi coordenado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
“Primeiramente quero parabenizar e desejar sucesso aos novos conselheiros suplentes. A cidade precisa muito do trabalho, principalmente nossas crianças e adolescentes”, afirmou o prefeito Marcelo Iunes, que reforçou a parceria da Prefeitura com o Conselho Tutelar, órgão permanente, autônomo e independente.
“Temos o compromisso de melhorar as condições de trabalho dos conselheiros, inclusive a remuneração. Por Lei, hoje eles recebem equivalente à DAG 4. Para o ano que vem nosso objetivo é equiparar os vencimentos à DAG 3”, completou Marcelo Iunes, que ainda determinou a realização de um estudo para criação do segundo Conselho Tutelar em Corumbá.
Secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Iunes lembrou que os empossados participarão de uma capacitação. “Temos uma Prefeitura bastante participativa e atenta às questões relacionadas à infância e adolescência. Quando assumimos a Secretaria, uma das primeiras agendas que tivemos foi com os conselheiros tutelares”, lembrou.
“Somos parceiros e estamos juntos nessa causa, tenham certeza disso”, reforçou Amanda. Em nome dos empossados, Ednaldo Ramos lembrou que os conselheiros foram escolhidos pela sociedade e, por isso, devem trabalhar de forma séria e transparente. “Proteger e cuidar é uma forma linda de amar”, afirmou o conselheiro suplente.
Presidente do CMDCA, Fernando Henrique Melgar agradeceu pela motivação demonstrada durante todo o processo. “Tenham certeza que não estão sozinhos. Vocês terão o apoio de um Conselho, de uma Secretaria e de uma cidade inteira”, afirmou. A secretária-adjunta de Assistência e Cidadania, Mabel Sahib, também participou da solenidade de posse.