Com o primeiro envio de pneus em desuso para a sua correta destinação realizado em maio de 2020, o Ecoponto mantido pela Prefeitura de Corumbá fez, no período de um ano, o envio de 350 toneladas de pneus para o correto descarte.
Equivalente a 15 carretas, todo o material foi recolhido pela empresa parceira Reciclanip, especializada no processo de coleta e destinação de pneus inservíveis em todas as regiões do Brasil. Após a coleta, os pneus são levados para a cidade de São Paulo, onde a empresa mantém a sede e executa o trabalho de destinação.
Nesse mesmo período foram enviadas 16 toneladas de lixo eletrônico para destinação correta. Duas empresas diferentes foram responsáveis pela coleta.
Funcionando na esquina das ruas Aquidauana e Afonso Pena, no bairro Universitário, o Ecoponto é o local para a população fazer a entrega voluntária dos pneus em desuso e descarte do lixo eletrônico. Todo o material entregue é recolhido; pesado e enviado para a reciclagem.
“A educação ambiental tem realizado intensas campanhas para o descarte correto desses materiais, com foco nas borracharias. Avançamos e a expectativa é atingir outros tipos de coletas, como por exemplo, o descarte de óleo de cozinha usado e de vidros. O descarte incorreto, além de trazer riscos para a saúde da população e para o meio ambiente, causa enormes transtornos para a comunidade”, disse a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal (FMAP), Ana Claudia Moreira Boabaid.
Ela ressaltou que a Fundação do Meio Ambiente do Pantanal trabalha com todo cuidado ambiental e jurídico fazendo o repasse dos resíduos para empresas licenciadas e com destino ambientalmente correto. “A preocupação ambiental que a gestão do prefeito Marcelo Iunes está sendo de fundamental importância para o meio ambiente da nossa cidade”, completou a diretora-presidente da FMAP.
O Ecoponto, que fica na rua Aquidauana, 279, bairro Universitário, funciona das 07h30 às 13h30.