O fortalecimento da agricultura familiar em Corumbá é uma política de governo da administração Marcelo Iunes. As ações da Prefeitura levam serviços de assistência técnica ligados ao desenvolvimento e ao aprimoramento das atividades da agricultura familiar nos assentamentos rurais e nas comunidades indígenas.
“A Prefeitura trabalha ações para dar aos produtores a certeza de venda da produção, temos o PAA Municipal que faz a compra de alimentos produzidos pelos nossos agricultores familiares e promove a doação simultânea às entidades da rede socioassistencial. Também efetivamos parcerias com diversas instituições que proporcionam assistência técnica e orientações sobre empreendedorismo”, destacou o prefeito Marcelo Iunes.
Iunes explicou que o objetivo é sempre promover a articulação entre a produção da agricultura familiar e a destinação, visando o desenvolvimento da economia local e o atendimento direto às demandas de suplementação alimentar e nutricional dos programas sociais locais. “O agricultor familiar é muito importante para o funcionamento da nossa economia no dia a dia”, frisou o prefeito.
Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Superintendência de Agricultura Familiar, a Prefeitura incentiva e apoia as atividades da agricultura familiar, identificando propriedades economicamente viáveis, visando agregar valor à pequena produção e preservando as características culturais e ambientais, para permitir ao pequeno produtor o incremento da renda familiar.
O acompanhamento técnico oferecido pela Prefeitura aos produtores familiares já permitiu o alcance da certificação do SIM/POA (Serviço de Inspeção Municipal/Produtos de Origem Animal).
O chefe do Executivo corumbaense enfatizou que o Município também atua para facilitar o escoamento da produção. “Estamos investindo na melhoria do acesso aos assentamentos, estamos fazendo melhorias nas rodovias para que possam escoar as mercadorias”, complementou o prefeito.
Só na área rural, a Prefeitura fez, este ano, a limpeza mecanizada de aproximadamente 650 mil metros de quadrados de vias públicas rurais. A ação, realizada pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, atendeu os assentamentos Tamarineiro I, Norte II, Norte I e Sul; Paiolzinho, Taquaral e Urucum. Todos os assentamentos também receberam aplicação de aterro de primeira categoria, totalizando mais de 70 mil metros quadrados. No Tamarineiro II Sul foram instalados 178 metros de tubos de concretos para rede coletora de águas pluviais.
Dia do Agricultor
Comemorado anualmente em 28 de julho, o Dia do Agricultor foi criado através do Decreto de Lei nº 48.630, de 27 de julho de 1960, em comemoração ao aniversário de 100 anos da fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas, em 1860, por Dom Pedro II. O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil, em meados do século XX.