A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, promove amanhã, 21 de agosto, a “Bikeata Pantaneira 2021”. A iniciativa integra a programação do ‘Agosto Lilás’ no município. A ‘Bikeata’ terá saída às 08 horas da Base Comunitária do Kadwéus, no bairro Nova Corumbá.
A campanha ‘Agosto Lilás’ tem como objetivo sensibilizar a sociedade para o fim da violência contra mulheres e meninas e levar orientações e informações em torno da Lei Maria da Penha. A violência contra a mulher é apontada não apenas como um problema de ordem privada ou individual, mas como um fenômeno estrutural, de responsabilidade da sociedade como um todo. Afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. É amplamente definida como qualquer ato que possa causar dano físico, sexual, psicológico ou sofrimento extremo a uma mulher. A violência doméstica e familiar, prevista na Lei Maria da Penha, pode ocorrer em casa, entre pessoas da família e entre pessoas que mantenham relações íntimas de afeto, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.
Corumbá mantém forte estrutura na rede de atendimento às mulheres vítimas de violência. A Prefeitura possui o Centro de Referência de Atendimento à mulher em situação de violência (CRAM). Sua localização, na rua 15 de Novembro, nº 659A, área central da cidade, favorece e facilita o acesso aos serviços. O CRAM também vai à busca daquelas que não tem acesso, como forma de garantir-lhes os seus direitos, e por ser um órgão público municipal oferece serviços de qualidade a toda população corumbaense, bem como atende também às regiões de Ladário, Bolívia, povos de assentamento e ribeirinhos.
A campanha Agosto Lilás tornou-se lei estadual (n° 4.969) em maio de 2016. No ano seguinte, tornou-se lei municipal (n° 2.583). Tem o objetivo de difundir a Lei Maria da Penha nas escolas.
A realização da “Bikeata Pantaneira 2021 – Agosto Lilás” também conta com participação da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec) e Agência Municipal de Trânsito e Transportes (Agetrat) e apoios do Movimento Prossiga, Programa Mulher Segura (Promuse) – PMMS, Corpo de Bombeiros Militar.
**Foto: Gisele Ribeiro/PMC