Em reunião com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba de Corumbá (Liesco), o prefeito Marcelo Iunes discutiu o planejamento para o carnaval 2022, caso o evento aconteça de fato. Também participaram do encontro, realizado no final da manhã da sexta-feira, 15 de outubro, o secretário Municipal de Gestão e Planejamento, Eduardo Aguilar Iunes, o secretário adjunto de Finanças e Orçamento, Álvaro Bernardo de Lima, e o diretor-presidente da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de Corumbá, Joilson Cruz.
Marcelo Iunes afirmou que o carnaval tem grande importância para a cidade. “É um evento muito importante para Corumbá, gera empregos nas escolas de samba e na cidade. São mais de mil empregos diretos e cerca de três mil indiretos. Também faz girar cerca de 15 milhões de reais na nossa economia durante o período do evento; também fomenta nosso turismo. O carnaval é um investimento para o município”, completou o chefe do Executivo corumbaense.
O prefeito destacou também que Corumbá tem, reconhecidamente, o melhor e principal carnaval do Centro-Oeste brasileiro e um dos melhores do país e, em razão da magnitude da festa é necessário discutir seu planejamento com antecedência.
Iunes salientou que o Poder Público Municipal está atento à situação da pandemia da covid-19 na cidade e que a Prefeitura atua com cautela no planejamento do evento. Contudo, observou que as medidas adotadas pela Prefeitura de Corumbá têm garantidos índices sanitários satisfatórios no combate à pandemia.
Para o diretor-presidente da Fundação da Cultura, ao fazer um planejamento prévio da festa, a Prefeitura fortalece ainda mais o evento. “O carnaval é uma festa muito grande, envolve muitos artistas, a comunidade em geral e precisa ser preparada com bastante antecedência. Essa reunião é um fortalecimento, é um norte daquilo que a gente prevê preparar para, se o carnaval realmente acontecer, estarmos com a preparação pronta. Essa reunião preparatória é importantíssima para o nosso carnaval. É um evento que gera empregos diretos e indireto, fomenta o turismo também. É uma festa única, a maior do Centro-Oeste, e precisa ser preparada com muito carinho”, disse Joilson Cruz.
Victor Raphael, presidente da Liesco, disse que a reunião foi importante para que as agremiações carnavalescas possam retomar suas atividades. “As escolas de samba ficaram 18 meses sem realizar seus eventos e sem angariar recursos. Então, agora a gente precisa, mais do que nunca, de auxílio para recomeçarmos nossos trabalhos. O carnaval é um investimento para a cidade, movimenta a economia, gera emprego, gera renda. Essa reunião de hoje é um planejamento, inclusive para, futuramente, agendarmos compra de material, fechar contratos. Nós temos um carnaval que está cada dia mais profissional em Corumbá. Daí a necessidade desse planejamento prévio”, finalizou o dirigente da Liga.