Com a proposta de melhorar o ambiente de negócios do município e estimular o empreendedorismo, nesta quinta-feira (18), o Sebrae/MS entregou para a Prefeitura Municipal de Corumbá um Plano de Desburocratização com ações voltadas para tornar o processo de abertura e fechamento de empresas mais célere e eficiente, além de iniciativas que visam transformar o município em um local mais atrativo para novos empreendimentos.
Segundo o analista-técnico de Políticas Públicas do Sebrae/MS, Julio Cesar da Silva, o plano foi desenvolvido de forma personalizada, por meio de um levantamento feito pela instituição e é a primeira entrega do eixo “Desburocratização”. “As ações foram construídas para que o município atenda todos os critérios exigidos pela Lei da Liberdade Econômica e pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas. Isso irá trazer mais dinamismo para a economia, fazendo com que os empresários consigam abrir o negócio de forma rápida, gerando mais emprego e renda, além de simplificar o processo para o empreendedor. A partir de agora, o Sebrae vai dar suporte, por meio de consultoria, para que as mudanças sejam implementadas”, esclareceu Julio.
O plano foi entregue ao prefeito Marcelo Iunes, que na reunião destacou a importância da simplificação dos processos e a desburocratização. Já para o gerente de Desenvolvimento do município, Gerson Nepomuceno, trazer essa desburocratização para Corumbá irá fortalecer ainda mais o desenvolvimento da cidade. “O plano é muito relevante. Nesse momento em que o município desenvolve um novo ambiente de negócio buscando o desenvolvimento econômico, é importante a gente se adequar às regras para que possamos promover esse ambiente favorável aos empreendedores do município”, destacou.
De acordo com Cássio Augusto, secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável de Corumbá, as propostas trazidas irão facilitar a vida do empresário. “Colocando em prática as propostas elencadas na reunião, a gente cria uma situação de menos trabalho e empecilho para que o empresário comece a empreender de maneira mais segura, gerando assim mais renda e emprego. Por isso é importante a gente conhecer e, internamente, tomar as providências necessárias para simplificar a vida do empreendedor corumbaense”, finalizou.
Também acompanharam a apresentação o secretário Eduardo Iunes (Gestão e Planejamento) e a diretora-presidente da Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Ana Claúdia Moreira Boabaid. Com informações do Sebrae.