“Corro (na Mountain Bike) em muitas partes do mundo e hoje vi uma prova muito bem organizada e muito bem protegida pela Polícia. A parte de fornecimento de água, de tudo, foi muito bem. Foi uma excelente corrida aqui em Corumbá, no Eco Pantanal Extremo”. A avaliação é do mexicano Guillermo Leyva, 59 anos, campeão – na faixa etária de 50 a 59 anos – dos 70 quilômetros da categoria Sport, da prova de Mountain Bike do Eco Pantanal Extremo – Jogos de Aventura 2021 disputada no domingo, 12 de dezembro.
Leyva contou que foi sua primeira participação no Eco Pantanal Extremo. “Já havia ficado em terceiro lugar em outra prova disputada, a Xaraés. Agora tive a felicidade de conquistar o primeiro lugar (na faixa etária), logo na primeira vez que participei”, disse o mexicano, que é engenheiro de minas e duas vezes por ano vem à Bolívia a trabalho.
“Vivo no México e trabalho em uma empresa mexicana e preciso vir à Bolívia a trabalho. Eu programo minhas visitas à Bolívia para poder participar e correr em eventos como este. Mas este ano, por causa da pandemia, só deu para vir esta vez”, disse Guillermo Leyva. “Eu visito Corumbá desde 2016, aproximadamente, e estou muito feliz de estar aqui hoje”, finalizou o engenheiro de Minas do México vencedor da faixa etária 50-59 anos da Mountain Bike, categoria Sport, no Eco Pantanal Extremo.
Eco Pantanal Extremo
O Eco Pantanal Extremo, realizado de 10 a 12 de dezembro, foi promovido pela Prefeitura de Corumbá em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Todas as provas foram coordenadas pelas Federações Estaduais de cada modalidade. A Fundação de Esportes de Corumbá (FUNEC) foi a coordenadora geral do Eco Pantanal Extremo 2021.