Seresta homenageia mulheres, valoriza artistas da terra e anuncia vencedores do Prêmio Helô Urt

Com o aumento da vacinação e a diminuição de casos positivos e internações provocadas pela Covid-19, a Praça da Independência voltou a receber mais uma Noite da Seresta. A edição dessa sexta-feira, 18 de março, fez uma bela homenagem às mulheres.

A noite contou com as apresentações marcantes de Alzinete França, Dora Arruda, Elizeth Gonçalves, Joana Vilalva, Lucinha Philbois, Ramão Terra, Vivi Mendez, Dianny Saffe, Iza Brandão e de Rhianna, todas artistas da própria cidade.

Antes do show, organizado pela Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, o prefeito Marcelo Iunes e a primeira-dama e secretária de Assistência Social e Cidadania, Amanda Balancieri Iunes, fizeram a entrega da edição 2022 do Prêmio Helô Urt.

Criado pela lei 2327/2013, a premiação homenageia pessoas que se destacaram nas áreas de Cultura, Meio Ambiente, Cidadania, Personalidade e Sensibilidade de Gênero, no trabalho de reforçar o papel da mulher na sociedade e as conquistas sociais femininas.

Na categoria Cultura, a vencedora foi Catarina Ramos da Silva, artesã que resgata suas raízes da etnia guató através do trabalho na fibra de aguapé coletada nas regiões alagadas do município. Originária de uma etnia indígena quase extinta, ela buscou no rio Paraguai a matéria-prima de artesanato feito com técnicas ancestrais.

Já na categoria Meio Ambiente, a premiada foi Júlia González (in memoriam). Símbolo da área de preservação ambiental baía negra, Dona Júlia despediu-se desta vida aos 63 anos. Ela foi uma mulher de luta, integrou a militância do Movimento Nacional de Luta por Moradia e na formação da Apa Baía Negra. Foi servidora da UFMS e quando assumiu sua vida ribeirinha, passou a batalhar para garantir que a natureza desse seu sustento.

Sabina Acosta da Costa foi a ganhadora do prêmio Helô Urt na categoria Cidadania. Mãe e avó dedicada, profissional da costura é associada do Lions Clube Corumbá Alvorada, onde já ocupou o cargo de presidente. É voluntária fundadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Corumbá.

Na categoria Personalidade, a homenageada foi Maria Lúcia Calabria Rocha. Popularmente conhecida na região como Dona Morocha. Ser humano incrível, possui grande credibilidade e já promoveu diversas ações pela Santa Casa de Corumbá. É solidária e colabora com a reestruturação hospital, com importante atuação na área do esporte e do carnaval.

Já na categoria Sensibilidade de Gênero, o ganhador foi o sargento da Polícia Militar Marcelo Augusto Dos Santos Barcellos. Coordenador do Projeto Defesa Pessoal Para Mulheres (Técnicas De Krav Maga), o PM possuiu 18 anos de carreira e é faixa preta segundo dan de Sistema Combate Leve de Artes Marciais; é instrutor do Sistema De Defesa Pessoal E Combate Krav Maga Caveira, e tem curso de Formação De Instrutores De Defesa Pessoal Policial.

 

Skip to content