A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, promoveu qualificação para servidores da Guarda Civil Municipal (GCM) habilitados para porte e manuseio de arma de fogo do tipo pistola. Toda a realização do processo segue a orientação do prefeito Marcelo Iunes que determina o constante trabalho de qualificação e formação da GCM, além de garantir melhorias na estrutura da corporação.
“Portaria da Polícia Federal determina que todo ano esses guardas sejam submetidos a um processo de reciclagem. O instrutor da Polícia Militar, cabo Paulo Vitor, foi gentilmente cedido pela comandante do 6° Batalhão da PM, tenente-coronel Letícia. Ele é credenciado pela Polícia Federal, tem curso em São Paulo. Foi uma semana em treinamento com grupo de 10 guardas. Primeiramente, é teórico. Ele tem um software que treina o tiro seco, para fins de melhorar a habilidade; para só então ir para o estande fazer o tiro com munição real”, explicou o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, tenente-coronel da PM César Freitas Duarte.
De acordo com o secretário, após o treinamento ele percebeu “melhora significativa no adestramento do efetivo. Isso possibilita melhora na efetividade do emprego do armamento; impedindo falhas e permitindo que saibam sanar panes no armamento. Ao melhorarmos o adestramento, damos melhores condições de trabalho para o guarda municipal, que assim presta melhor serviço à população”, destacou Freitas. Hoje a Guarda Civil Municipal mantém revólveres calibre 38. As pistolas calibre ponto 40 estão em processo de aquisição.
Passada essa etapa do treinamento, os guardas civis municipais vão agora para avaliação psicológica. “O guarda municipal Cleber Figueiredo, que é credenciado pela Polícia Federal, é o nosso gerente operacional e vai aplicar a prova desse conhecimento adquirido por essa turma de guardas. Para, só depois, validar esse treinamento e constar na ficha individual de cada guarda essa capacitação”, completou o secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social. O treinamento dos demais guardas civis municipais habilitados para porte e manuseio de arma de fogo do tipo pistola será realizado gradativamente pelo Município.
“Temos uma Guarda que era patrimonial e hoje, por lei federal, está contemplada como uma instituição policial. Futuramente ela vai ser uma polícia municipal, ou melhor, já é. Então, para isso, a legislação é muito rigorosa. A legislação determina que todos os guardas façam a qualificação naquele armamento, não pode ficar um sem ser qualificado e estamos dividindo em turmas, de maneira que todos sejam capacitados ao longo do tempo”, finalizou César Freitas.