Prefeitura realiza adequações no Museu Municipal Casa do Dr. Gabi

A Prefeitura de Corumbá, por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, está realizando adequações no Museu Municipal Casa do Dr. Gabi – Espaço de Memória. Em breve, a antiga residência do Dr. Gabriel Vandoni de Barros e da sua esposa, D. Neta, poderá receber, em duas salas que estão sendo preparadas para isso, o acervo do Museu Regional do Pantanal, que hoje se encontra depositado na Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA).

 

A mudança do conjunto de bens museais já era prevista pela Fundação, gestora dos museus, em virtude do processo de restauro, pelo qual o prédio do antigo Instituto Luiz de Albuquerque (ILA) deve passar, proporcionado pelo PAC das Cidades Históricas. Do mesmo modo, toda a estrutura da Biblioteca Municipal Lobivar Matos está sendo realojada no seu local de origem, quando o espaço de pesquisa e leitura funcionava junto com a Câmara de Vereadores, na Rua Delamare, entre a Major Gama e a Firmo de Matos (Espaço Educacional). A reabertura da biblioteca está prevista para o início do mês de julho.

 

Segundo o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joilson Cruz, essas mudanças são necessárias para que as pessoas contiuem tendo acesso aos acervos, tanto do Museu do Pantanal, quanto da Biblioteca Lobivar Matos, mesmo com o ILA fechado. “A adequação desses espaços e a preparação para atender melhor os objetivos de cada um deles é o nosso foco, principalmente quando queremos continuar recebendo a população corumbaense, turistas, pesquisadores e demais visitantes. É um tipo de trabalho que deixa marcas positivas para a cidade”, reforçou.

 

O professor José Gilberto Rozisca, gestor da Casa do Dr. Gabi, explicou que essa transição do acervo do Museu do Pantanal para o novo espaço não é permanente. “O visitante será informado que aqueles bens não são originais da Casa, porém, lá é o espaço ideal para abrigar tais itens, já que foi o próprio Gabriel Vandoni de Barros que ajudou a reunir o acervo e a criar o Museu Regional de Mato Grosso, inaugurado na década de 1960, ainda na Sede da Associação de Criadores da Nhecolândia, que ocupava um prédio na Rua Delamare, onde hoje funciona uma loja de móveis e que depois foi transferido para o Instituto Luiz de Albuquerque. Contar isso aos visitantes servirá para contextualizar a vinda do acervo para a Casa do Dr. Gabi”.

 

A Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico anuncia, ainda, que outras atividades devem compor a programação da Casa. Atualmente, toda sexta-feira, oficinas de desenho e pintura são realizadas no espaço, ministradas pelo artista plástico Jamil Canavarros.

Skip to content