Prefeitura promove cursos e lazer para mães do Bolsa Família no sábado

Para comemorar o Dia das Mães, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoverá no dia 18 de maio, sábado, uma comemoração especial em homenagem às mães beneficiárias do Programa Bolsa Família. “Vai ser um momento de confraternização e oferecimento de serviços. Teremos vários serviços para as mães do Bolsa Família. Convidamos que todas compareçam”, disse a assessora executiva da Secretaria Municipal de Assistência Social, Adelma Galeano. A mega-ação será realizada no Centro Popular de Cultura Esporte e Lazer Nação Guató a partir das 15h30.

 

Será uma tarde festiva em que as mamães poderão ter seu momento de beleza e descontração, participarão de sorteio de brindes, receberão um lanche especial, dentre outras atividades preparadas com muito carinho para elas. Enquanto as mães participam das atividades, as crianças brincam em um espaço especialmente preparado para elas.

 

O evento contará com as seguintes atividades: oficinas ministradas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de confecção de flores sabonetes; de produtos naturais capilares de hidratação e selagem; de sacolinhas; porta pano de prato; de doce de leite; de limpeza de pele; confecções de mini pufes de garrafas pet; vacinações e pesagem das crianças (que são condições do programa Bolsa Família); escovódromo; aferição da pressão arterial; teste de glicemia; oficina de pintura facial; aula de dança e esportes para as crianças; apresentações da Banda Municipal; City-Tour; contação de histórias e orientações sobre programas habitacionais.

 

Também serão oferecidos cortes de cabelo e esmaltação; maquiagem; bingo do trânsito; oficinas de brinquedos; de materiais recicláveis e desfile das mães do Bolsa família. Na mega-ação do sábado ainda serão realizados o recadastro e cadastramento no cadastramento no Cadastro Único, carteirinha do idosos; segunda via de certidões e sorteios de cestas básicas.

 

“A Energisa vai trazer um minimuseu com orientações para inclusão na Tarifa Social. Para o cadastro na Tarifa Social tem que levar uma conta de luz, não precisa estar no nome dela, mas precisa provar que mora nessa casa. A conta tem o código que o identifica como consumidor”, disse Adelma.

 

Para a ação deste sábado, dia 18, a Prefeitura firmou parceria com a Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP) do Governo do Estado para emissão de carteiras de identidade. “A Polícia Civil de Corumbá vai emitir primeira e segunda via do RG. É um número limitado, mas precisa ser beneficiário do Bolsa Família”, informou a assessora executiva da Secretaria Municipal de Assistência Social. Os CRAS fizeram a distribuição de senhas para os beneficiados interessados na emissão do documento de identificação.

 

É esperada a presença de pelo menos 2.000 mães. A proposta é contribuir para fortalecer os laços entre a Prefeitura e as mães beneficiárias do Programa Bolsa Família em um momento de integração. “Pedimos aos cadastrados que compareçam para colocar em dia os serviços e aprender algum tipo de atividade. Temos hoje 6,4 mil famílias cadastradas em Corumbá no Bolsa Família. o poder público está descentralizando o serviços, levando para o bairro para facilitar o atendimento”, completou Adelma Galeano.

 

A ação é realizada pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com os seguintes parceiros: todos os CRAS, Fundação do Meio Ambiente do Pantanal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, Guarda Municipal, Funec, Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, Fundação de Turismo do Pantanal, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), programas Criança Feliz e Acessuas, Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), O Boticário e Energisa.


Programa Bolsa Família

 

O Programa Bolsa Família é um importante projeto social de transferência direta de renda à população brasileira, agindo no combate à pobreza e à extrema pobreza, garantindo por meio das condicionalidades do programa o acesso à educação, saúde e a assistência social aos seus beneficiários.

Skip to content