A Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou na tarde desta terça-feira, 23 de abril, o Encontro de Promoção ao Protagonismo Juvenil, visando criação de espaços e condições capazes de possibilitar aos jovens o envolvimento em atividades direcionadas a solução de problemas reais.
O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Iunes, do secretário Especial de Segurança Pública e Defesa Social Cesar Freitas Duarte, da secretária de Assistência Social, Gláucia Iunes, da subsecretaria de Educação, Maria do Carmo Provenzano de Arruda Brum e outras autoridades.
Realizado em uma escola da rede particular de Corumbá, o Encontro teve uma programação especialmente preparada para os jovens participantes. Além de uma palestra sobre o papel do jovem na sociedade, também foram realizadas oficinas de grafite, dança de rua, teatro e rap Após a realização das atividades, os alunos receberam um lanche e participaram das atividades de encerramento.
O prefeito Marcelo Iunes falou sobre a importância da participação da juventude nas decisões do país. “Nós, sabemos que a juventude é o futuro do nosso país, por isso é importante que eles se envolvam nas decisões, entendam o mundo e possam contribuir desde muito cedo na sociedade. Sei que daqui vão sair vários grandes profissionais, médicos, professores, fico muito feliz em ver o trabalho realizado de forma conjunta pela equipe da prefeitura para o crescimento da nossa juventude”, disse.
A secretaria de Assistência Social, Gláucia Iunes, destacou a importância do evento. “Fico muito feliz em ver o sucesso desse momento com a juventude. Momento de debater os objetivos, os projetos que precisamos desenvolver juntos, hoje nós estamos aqui pra ouvir, entender o que eles precisam. Agradeço o trabalho em rede que é realizado, nós estamos aqui com alunos de escolas públicas e particulares, queremos compreender o universo da nossa juventude para criar maneiras de atendê-los da melhor forma”, afirmou.
O protagonismo juvenil é a atuação de adolescentes e jovens, através de uma participação construtiva. Envolvendo-se com as questões da própria adolescência/juventude, assim como questões sociais do mundo, da comunidade. Pensando global (o planeta) e atuando localmente (em casa, na escola, na comunidade) o adolescente pode contribuir para assegurar os seus direitos, para a resolução de problemas da sua comunidade, da sua escola.