A Prefeitura de Corumbá está executando obras de recuperação de um canal que liga o Distrito de Albuquerque à baia do mesmo nome, para atender a comunidade local bem como os turistas, em períodos de cheias. O serviço está sendo executado pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, após liberação de licença ambiental por parte da Fundação de Meio Ambiente do Pantanal.
A recuperação do canal foi um pedido feito pelo vereador Paulo Bertini em atendimento a reivindicações de moradores, empresários, turistas e pescadores profissionais da região de Albuquerque, durante o segundo semestre de 2017.
“Na época, devido à cheia, a estrada estava intransitável. Quando isso acontece, o único acesso na região, passa ser o canal, e o meio de transporte são as pequenas embarcações”, explicou Bertini.
“Acontece que havia muitas dificuldades de navegar pelo canal, devido ao excesso de plantas aquáticas. Por isso, o acesso à Baia de Albuquerque estava difícil, já que a estrada, cerca de quatro quilômetros, estava alagada”, continuou.
Diante da situação, a Prefeitura, por meio da Fundação de Meio Ambiente, realizou estudos para liberação da licença ambiental. “A cheia dificultou a realização do serviço no ano passado. Agora, com a estiagem, a Prefeitura está tendo condições de realizar a obra que é de extrema importância para todos na região de Albuquerque”, citou Bertini.
O vereador observa que a Prefeitura está praticamente construindo um novo canal, o que facilitará a navegação nos dois sentidos, com maior segurança. “Sem dúvida, a obra vai solucionar um problema, facilitando o acesso não só à baia, mas também às propriedades existentes na região, durante o ano todo”, ressaltou.
O canal foi aberto justamente para facilitar o acesso até as propriedades e à baia. Devido à falta de manutenção, com as enchentes, ocorreu acúmulo de vegetação, além do assoreamento do próprio canal, o que praticamente impedia a navegação, inclusive com riscos de acidentes. “Agora, com a intervenção da Prefeitura, esse sério problema está sendo resolvido”, concluiu. As informações são da Assessoria de Imprensa da Câmara.