O Ginásio Poliesportivo Lucílio de Medeiros recebe, na próxima semana, uma extensa e diversificada agenda cultural. As atividades começam na quarta-feira, dia 12, com o Moinho Concert 2018. Com apoio institucional da Prefeitura de Corumbá, o espetáculo “Memória de um Imigrante – Martino Santaluce” representará em cena a vida deste imigrante que trouxe em sua bagagem apenas o ofício de construtor e o sonho de fazer fortuna longe da Itália, arrasada pela guerra.
Os fatos que marcaram sua vida breve costuram uma trajetória que marcou o desenvolvimento da cidade de Corumbá, que o acolheu e lhe deu as condições necessárias para crescer, como ainda faz a tantos outros migrantes e imigrantes. A entrada é gratuita e o espetáculo começa às 19h30.
O Moinho Concert tem patrocínio da Vale, O Boticário, Cielo, BrazilFoundation, Itaú Social e a parceria de J.Macedo, Sesc. Outros parceiros institucionais são Prefeitura de Ladário, Prefeitura de Puerto Suárez/Bolívia, Prefeitura de Puerto Quijarro/Bolívia, Instituto Homem Pantaneiro, IFMS, UFMS e IPHAN.
Já no dia 13, quinta-feira, a Oficina de Dança do Pantanal apresenta o espetáculo “Velha Infância”, que vai reunir as crianças que participam do projeto mantido pela Prefeitura de Corumbá. A atividade começa às 20 horas e a entrada será trocada por um quilo de alimento não-perecível, exceto sal.
No dia 14, sexta-feira, a Prefeitura, por meio da Fundação da Cultura e Patrimônio Histórico de e da Banda de Música Municipal Manoel Florêncio, apresenta o “18º Concerto de Santa Cecília”, a partir das 20 horas. O Maestro Kleber de Carvalho Jares está a frente dos ensaios, ultimando os preparativos e preparando grandes surpresas para a noite do dia 14. “Teremos um repertório eclético, com vários estilos musicais e a participação de grandes nomes da nossa música”, garantiu.
No dia 15, é a vez dos adultos que participam da Oficina de Dança apresentarem o espetáculo “Falando de Amor”. O horário também é às 20 horas e a entrada será trocada por alimentos. “A semana de atividades encerra o ano desses projetos mantidos pela Prefeitura de Corumbá. É a oportunidade dos alunos apresentarem aquilo que aprenderam ensaiaram ao longo de vários meses”, afirmou o diretor-presidente da Fundação da Cultura, Joilson Silva Cruz.
“Com o espetáculo do Moinho, estamos ajudando, auxiliando naquilo que nos é possível. Com certeza são vários eventos que vão mostrar muito da cultura local e, com certeza, teremos uma excelente presença da nossa população”, concluiu. Os alimentos doados durante os eventos serão doados ao Sino da Caridade da Cidade Dom Bosco.