A 9ª edição do Programa Povo das Águas começa nesta quinta-feira, 22 de novembro, e vai atender as famílias da região do rio Taquari. Realizada pela Prefeitura de Corumbá e coordenada pela Secretaria Especial de Cidadania e Direitos Humanos, a ação social leva serviços médicos, odontológicos, social e educacional para os ribeirinhos que vivem em áreas de difícil acesso do município.
Os atendimentos começam na região do Porto Formigueiro, das 8h às 10 horas. No período da tarde, das 14h às 18 horas, a equipe multidisciplinar da Prefeitura estará no Porto da Manga. Na sexta-feira, dia 23, os atendimentos acontecem na Escola Municipal Rural Porto Esperança, das 8h às 13 horas.
No dia 24 de novembro, sábado, os trabalhos estarão concentrados na Escola Municipal Ludovina Porto Carrero, em Forte Coimbra, das 8h às 13 horas. No domingo, 25, a ação se encerra no Porto Morrinho, no Hotel da Odila, das 8h às 14 horas. A equipe retorna para a cidade no dia 26, segunda-feira.
Última ação
Durante a 8ª ação, a Prefeitura atendeu os moradores da região do Rio Taquari. Foram 267 procedimentos médicos e 299 atendimentos de enfermagem. Quarenta e três pessoas receberam 129 procedimentos odontológicos. Ainda foram entregues 400 kits de escovação e 116 aplicações de flúor.
Foram aplicadas 133 doses de vacina em 79 pessoas. Também foi feita a pesagem de 167 integrantes do Programa Bolsa Família, 43 cães foram imunizados contra a raiva. Foram executadas ainda 7 palestras com orientações de saúde e higiene. Outras 106 pessoas foram atendidas com serviços de fisioterapia e 36 com tratadas com acupuntura.
Ao todo, 716 ribeirinhos assistiram palestras sobre autoestima. Mais 209 foram atendidas pela Defesa Civil e pelo CRAS Itinerante. O mesmo número de pessoas fez a atualização do PAIF (Programa de Atenção Integral à Família). Outro atendimento oferecido aos ribeirinhos foram atividades lúdicas com crianças. Ao todo foram 160 crianças assistidas.
Também foi feita a doação de 165 envelopes com sementes de melancia, rúcula, abóbora, melão caipira, alface e beterraba. Outra ação foi a poda de árvores frutíferas e orientações sobre plantio. Ainda foram entregues 250 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.