Corumbá sediou nos dias 12 e 13 de julho o Seminário Final Local do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa com a temática “Memórias, práticas e registros do PNAIC que favorecem o protagonismo estudantil em Mato Grosso do Sul”. A iniciativa foi da Secretaria de Educação Básica (SEB) do MEC, por meio da Secretaria de Estado de Educação e das Secretarias Municipais de Educação de Corumbá e Ladário, coordenado pelas coordenações Estaduais, Regionais e Locais.
A atividade teve como objetivo o compartilhamento de conhecimentos e práticas por meio de relatos de experiências com base em todas as atividades estudadas e desenvolvidas pelos professores que atuam na Pré-Escola da Educação Infantil, 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental, coordenadores pedagógicos que acompanham esses profissionais e articuladores do Programa Novo Mais Educação.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal e solidário assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
Para a subsecretária Municipal de Educação, Maria do Carmo Provenzano Arruda Brum, a finalização do PNAIC em Corumbá traz a “oportunidade de continuidade para uma política municipal. Na Secretaria de Educação dialogamos sobre isso para termos um núcleo especializado nessa formação”, disse. Na avaliação da subsecretária, a “formação continuada de professores é componente essencial da profissionalização e da valorização docente, devendo integrar-se aos desafios da escola e pautar-se no direito dos profissionais do magistério de buscarem atualização e aperfeiçoamento ao longo da vida”.
A garantia da alfabetização plena de todas as crianças, como redigido na estratégia 5.1, exige uma visão sistêmica da educação e é um dos pilares para o alcance de outras Metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Em especial a de nº 2, que determina universalizar o ensino fundamental de 9 (nove) anos para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos e garantir que os alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PNE.
Participaram do Seminário o secretário de Educação de Ladário, Hélder Botelho; Michele de Lima Tinoco, coordenadora regional do PNAIC; e a gerente pedagógica da Coordenaria Regional de Educação, Luciene Lemos Campos. O envento também contou com participação de acadêmicos das áreas de Pedagogia, Letras e Matemática, bem como alunos do Normal Médio da Rede Estadual de Ensino.
Houve apresentação de práticas pedagógicas com relatos orais de experiências, de acordo com os EIXOS do PNAIC/MS. Os Eixos trabalhados serão:
Educação Infantil
Eixo 1: Diálogos entre a educação e o direito da aprendizagem: Educação e Neurociência. Foco na aprendizagem.
Eixo 2: Ser docente na Educação Infantil: entre o ensinar e o aprender.
Eixo 3: Ser criança na Educação Infantil: Infância e Linguagem.
Eixo 4: Linguagem oral e linguagem escrita na Educação Infantil: práticas e interações.
Eixo 5: Currículo e linguagem na Educação Infantil.
Eixo 6: Livros infantis: acervos, espaços e mediações.
Eixo 7: Diálogos com as famílias: a leitura dentro e fora da escola.
1º ao 3º Ano
Eixo 1: Diálogos entre a educação e o direito da aprendizagem: educação e neurociência. Foco na aprendizagem.
Eixo 2: A arte no Ciclo de Alfabetização.
Eixo 3: Alfabetização Matemática no Ciclo de Alfabetização.
Eixo 4: Ciências da Natureza no Ciclo de Alfabetização.
Eixo 5: Ciências Humanas no Ciclo de Alfabetização.
PNAIC/PNME (Programa Novo Mais Educação)
Eixo 1: Diálogos entre a educação e o direito da aprendizagem: Educação e Neurociência. Foco na aprendizagem.
Eixo 2: Estudo sobre as possibilidades de aprendizagem de Matemática com a utilização de jogos ou Texto e sentido: a importância da Língua Portuguesa.
Eixo 3: Roteiro de vídeo: textualidade e estilo em Língua Portuguesa ou Conhecimentos sobre Modelagem Matemática no ensino e aprendizagem de Matemática.