A campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito” foi aberta oficialmente na noite desta quarta-feira, 02 de maio, pela Prefeitura de Corumbá. Ação coordenada entre Poder Público e sociedade civil, a iniciativa busca mobilizar a população em torno da questão da segurança viária e propagar a conscientização em torno de um trânsito seguro para pedestres e condutores.
O objetivo do “Maio Amarelo” é lembrar as pessoas de algumas regras básicas e fazer com que respeitem a legislação de trânsito. Busca a campanha reforçar a necessidade de respeitar normas simples e cotidianas de trânsito como, por exemplo, o pedestre atravessar na faixa; o motociclista não se espremer por entre os carros os carros ou fazer ultrapassagens arriscadas e jamais dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.
Diretor-executivo da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat), Cleiton Douglas da Silva, disse ser importante a conscientização que o trânsito é formado por todos, pedestres ou condutores. “Nós somos o trânsito. Fazemos parte do trânsito, que se não está indo bem é porque nós estamos fazendo algo errado. Precisamos lembrar que a nossa vida e a do próximo são importantes”, disse ao lembrar que o trânsito brasileiro registra índices preocupantes.
Para o gerente regional do Detran, Carlos David Jimenez Paz, a formação de motoristas conscientes resultará numa sensível melhoria no trânsito. “Se formamos motoristas conscientes conseguiremos melhorar o nosso trânsito. Estatisticamente, 90% dos acidentes envolvem o cidadão, é um erro ao volante, uma imprudência, bebida alcoólica. Envolver o cidadão é o objetivo principal nessa campanha. Esse trabalho em conjunto potencializa as informações e aumenta as chances de educarmos a sociedade. Estamos à disposição para trabalhar pelo trânsito da cidade e agradecemos muito a parceria da Prefeitura conosco”, afirmou.
Participando da solenidade da abertura da campanha “Maio Amarelo 2018 – Nós Somos o Trânsito”, o comandante do 6° Batalhão da Polícia Militar tenente-coronel Massilon de Oliveira Silva Neto salientou que ações educativas – como as promovidas pelo Maio Amarelo – são fundamentais para conscientizar a população sobre a importância de respeitar as leis de trânsito. “O Maio Amarelo lembra que o trânsito somos nós que fazemos. A consciência da população é provocada pelos órgãos que têm responsabilidade de levantar essa bandeira. Ações educativas trazem essa conscientização para que algo seja feito nesse sentido. É gratificante ver esse alinhamento entre órgãos do trânsito e órgãos de segurança aqui em Corumbá, é a vontade de fazer as coisas funcionarem. Estamos à disposição da Prefeitura para auxiliar nesse trabalho”, disse o comandante do 6° Batalhão da PM.
Conscientização e investimentos
Em seu discurso, o prefeito Marcelo Iunes destacou a importância de propagar ações relacionadas a um trânsito mais seguro. Para o chefe do Executivo corumbaense, o trabalho envolvendo parceria entre vários órgãos públicos colabora sobremaneira para mobilizar a população no que tange à questão da segurança viária. “Fico feliz em ver essa parceria entre a Agetrat e o Detran, todos trabalhando alinhados pela cidade. Temos condições de diminuir o número de acidentes no trânsito se todos trabalharmos juntos. Nós somos o trânsito. Hoje são 45 mil veículos aqui na cidade, é preciso conscientizarmos a sociedade e trabalharmos para mudar as estatísticas. Não é só o mês de maio, mas todos os meses em que vamos trabalhar juntos para conscientizar a população”, afirmou.
Iunes antecipou que o Município trabalha a liberação de recursos para investimento no setor de trânsito da cidade. “Estamos articulando recursos de 1 milhão de reais para aplicação na a sinalização horizontal; em projetos de passarelas elevadas na porta de escolas, tanto públicas como privadas, e em uma série de ações em prol da melhoria do trânsito”, finalizou.
O Maio Amarelo
O Maio Amarelo é um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. O trânsito deve ser seguro para todos em qualquer situação. Porque maio? Foi uma proposta da ONU quando decretou a década de ação para segurança no trânsito em 11 de maio de 2011. Porque amarelo? A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito, sinal de alerta aos motoristas.
O laço símbolo do movimento é um sinal conhecido no mundo inteiro, e o laço já representa inúmeros movimentos. Quem utilizar o laço demonstra que adota posturas de responsabilidade no trânsito e entende o transitar seguro como uma ação de toda sociedade e não apenas de um organismo especifico.