A ampliação dos cursos de nível superior e do ensino médio técnico integrado pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), em Corumbá, foi discutida pelo prefeito Marcelo Iunes com o reitor do (IFMS), Luiz Simão Staszczak, durante reunião na tarde desta quinta-feira, 08 de fevereiro. Na avaliação do prefeito, a oferta crescente da educação profissional e tecnológica é fundamental para o crescimento e desenvolvimento sustentável do município.
“Os cursos oferecidos pelo Instituto Federal são muito importantes para o município. Nosso pedido é que seja ampliada essa oferta. Hoje são dois cursos de ensino médio técnico integrado e dois de nível superior. No caso da graduação que traga cursos de bacharelado para cá, graduações em arquitetura e engenharia, por exemplo. A ampliação é necessária para o Campus Corumbá do IFMS”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.
Iunes destacou que a Administração já mantém parceria com o Instituto Federal. Juntos, Município e IFMS oferecem curso de educação profissional de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Operador de Computador, na modalidade Proeja de nível fundamental, em duas escolas da Rede Municipal de Ensino (REME), atendendo 150 estudantes.
A parceria, observou o prefeito, é sólida entre as duas instituições. Em 2010, o Município promoveu a cessão da sede do Espaço Educacional, na rua Delamare, área central da cidade, para que o IFMS tivesse condições de funcionar na cidade. O Instituto permaneceu no local até o ano passado, quando se transferiu para a sede própria no bairro Popular Velha. A área foi doada pela Prefeitura Municipal.
O reitor do IFMS disse ao prefeito que ainda busca recursos federais para futuras intervenções no Campus de Corumbá para torna-lo mais completo. Entre as ações previstas estão a cobertura para a quadra poliesportiva da instituição e a construção de um auditório. O reitor pediu apoio de Marcelo Iunes na articulação junto à bancada federal sul-mato-grossense para a destinação de verba do orçamento.
Staszczak afirmou que a ampliação da oferta de cursos integra o planejamento da instituição para Corumbá. “Estamos já com a sede própria, é a realização de um sonho desde a implantação dos cursos de ensino médio técnico integrado e dos superiores. Nessa mudança, buscamos atender a demanda que Corumbá tem nos apresentado, é uma delas é a realização de novos cursos. Estamos num processo de consolidação, estamos completando nosso quadro de servidores, há necessidade de mais infraestrutura, mobiliário e, essas ações, com certeza trarão abertura de mais cursos na cidade. Temos projeto para ofertar 1.200 vagas, hoje temos em torno de 800 estudantes em Corumbá”, completou o reitor.
De acordo com o reitor do IFMS, mesmo funcionando em uma sede improvisada – até 2017 –, o IFMS de Corumbá alcançou destaque nacional. O campus é responsável pelo primeiro registro de software da história do IFMS, aceito pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), com o projeto Base Tuiuiú. Em 2015, o curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus obteve a maior nota do país na área, com 4,999, no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Acompanharam a reunião, o secretário Municipal de Governo, Cássio Augusto da Costa Marques; o subsecretário Municipal de Educação, Genilson Canavarro de Abreu; o diretor de Ensino do Campus Corumbá, Wanderson Batista, e a diretora de administração do IFMS, Laura Ramos.