A última agenda do prefeito Marcelo Iunes em Brasília nesta segunda-feira, 22 de janeiro, foi com o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun. A recuperação do rio Taquari, que há décadas sofre com o assoreamento de seu leito, foi o principal tema do encontro.
Na avaliação do prefeito de Corumbá, a reunião foi bastante produtiva. Marcelo Iunes destacou a importância do rio para a economia do Município e também para o ecossistema pantaneiro. O chefe do Executivo municipal pontuou ainda a necessidade de atender as comunidades tradicionais que residem ao longo de todo o Taquari.
“O ministro Carlos Marun garantiu que os pantaneiros vão participar ativamente desse trabalho de recuperação do rio Taquari. Na hora certa, esse tema deve ser debatido com os produtores rurais e com os ribeirinhos que vivem nessa região”, afirmou o prefeito de Corumbá.
O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Renato dos Santos Lima, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Luciano Rodrigues Leite, também participaram da reunião.
Só nesta segunda-feira, o prefeito Marcelo Iunes reuniu-se com a direção da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), onde discutiu projetos para o desenvolvimento dos municípios, e esteve na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco). No encontro com o superintendente Antônio Carlos Nantes de Oliveira, Iunes tratou de projetos para o setor de infraestrutura urbana do município.
Taquari
Em outubro do ano passado, o presidente Michel Temer assinou, em Miranda, o decreto que regulamenta a conversão de multas emitidas por órgãos federais ambientais em ações diretas em prol do meio ambiente. Os valores devem ser aplicados em projetos de reflorestamento e recuperação de áreas degradadas definidas pelas autoridades ambientais. A medida deve favorecer as ações no Taquari.