Na tarde de sexta-feira, 08 de dezembro, a Prefeitura de Corumbá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou o encerramento da Formação Continuada para Coordenadores Pedagógicos da Reme. A Formação teve a proposta passar informações e incentivar os coordenadores a aproveitarem melhor as ferramentas do sistema de gestão escolar para melhor acompanhamento de seus professores. A capacitação teve como tema “O papel do coordenador pedagógico e o uso das tecnologias na educação” e realizou palestras, oficinas, encontros, conversas e aulas práticas uma vez a mês. A conclusão do curso aconteceu no auditório do Sindicato Rural de Corumbá.
Gerente de Gestão de Sistemas de Ensino e respondendo também pela Secretaria Municipal de Educação, o professor Wagner Alves Pereira afirmou que o fundamental de tudo é fechar o ano com mais uma etapa vencida.“A proposta da Secretaria de Educação, no comando da professora Maria Eulina, foi sempre essa: capacitar, ir às escolas, perguntar o que se precisa e por onde temos que agir. Os coordenadores são ferramentas fundamentais para o elo gestão-professor e professor-gestor-secretaria porque na hora que você leva novos conhecimentos e novas tecnologias é muito difícil alcançar todos os professores ao mesmo tempo. Podemos avançar nisso levando informações aos coordenadores para que eles possam levar às escolas. Isso nós tivemos durante todo o ano, em cada área, capacitando, mas é fundamental fazer envolver o coordenador porque muitos nem tinham conhecimento de como funciona o sistema de educação. Foi muito gratificante promover e concluir essa Formação”, disse Wagner.
O coordenador pedagógico é um importante articulador do cotidiano escolar, com base em uma visão integrada e participativa das atribuições que evidenciem suas ações em várias dimensões do processo de ensino-aprendizagem. É de sua responsabilidade o acompanhamento e gerenciamento do fazer pedagógico e sã notadamente indispensáveis para o bom desenvolvimento docente e discente da escola, havendo, portanto, necessidade de aprofundamento sobre suas práticas e, consequentemente, a reflexão da sua ação no espaço escolar. No exercício de sua profissão, várias são as suas funções na escola: mediar, formar, debater, articular, propor, transformar e outras, sendo necessário que ele utilize, da melhor forma possível, as ferramentas de gestão do sistema escolar.